Dinamarqueses teriam o segredo da felicidade: é “hygge”. Descubra o significado

ShutterStock

Ter tempo ativo para desfrutar de qualidade de vida, e obtê-lo através de gestos simples, são a essência do “hygge”, uma atitude hedonista que não conhece luxos e justifica que a Dinamarca seja o país mais feliz do mundo.

Em março passado, a ONU apresentou os dados mais recentes de um dos seus rankings mais curiosos: o dos países mais felizes do mundo. Pela segunda vez desde que esta classificação foi criada, a Dinamarca foi coroada como o canto do planeta onde os habitantes são mais satisfeitos do que em qualquer outro. O segredo da felicidade, além de comprovada qualidade de vida baseada na política social excepcional de todo o país, é explicada com apenas uma palavra: “hygge”.

O que é ‘hygge’?

Um termo que os próprios dinamarqueses têm dificuldade de traduzir, porque não há nenhuma palavra equivalente que realmente abranja o seu significado em outra língua. “É dedicar tempo a algo que te faz feliz e te conforta, que você se importa e que você trata de fazer com frequência”, explica Anja Hartling Sfyrla, gerente de produto da Dinamarca.

O inverno frio, e especialmente difícil nas regiões agrícolas da Dinamarca, ajuda a criar um ambiente propício para o contexto hygge. Para alguns, “hygge” é se sentar em uma cadeira confortável e ler um livro junto à lareira. Para outros, tomar um café com um casal de amigos em uma mesa para conversar por um par de horas. Ou no domingo de manhã, quando você pode ficar de pijama com seus filhos.

E se você quer ter hygge sozinho, também é possível. Na verdade, ele é um grande antídoto para o estresse. Essa busca de bem-estar ajuda a equilibrar pensamentos depressivos que o inverno traz à ausência de muitas horas de sol. Na verdade, uma tarde escura de inverno é a melhor época para ligar a lareira e algumas velas, cozinhar algo delicioso e convidar um casal de amigos para compartilhar do momento em casa.

Ponha em prática: 13 passos para se acalmar do estresse