Check out Cedars-Sinai's Dr. Lily Stern singing a duet of "Stand By Me" with her patient Sean Tiwanak while he plays the ukulele. Thank you for spreading positivity and joy! ❤️ pic.twitter.com/nYeDbcE1IZ
— Cedars-Sinai (@CedarsSinai) August 6, 2020
Dois dias antes de um transplante de coração que salvaria sua vida, o músico havaiano Sean Tiwanak gravou um vídeo que tem emocionado pessoas ao redor do mundo.
Dueto de médica e paciente
Deitado em uma cama de hospital e recebendo oxigênio, ele aparece tocando a música “Stand By Me”, de Ben E. King, em um ukulele. Sean é acompanhado pela médica Lily Stern, do hospital Cedars-Sinai, onde ele está internado em Los Angeles, nos Estados Unidos.
De acordo com o próprio hospital, que também compartilhou o vídeo dos dois cantando, o transplante de coração ocorreu no dia 8. A cirurgia ocorreu bem e logo Sean deve deixar o hospital. Há 15 anos ele luta contra uma doença do coração.
Segundo nota publicada no site do centro médico, Sean não estava apenas fraco no dia em que tocou e cantou “Stand By Me”, mas também se sentindo solitário.
A pandemia da Covid-19 obriga todas as pessoas que entram em contato com ele a estarem completamente aparamentadas, o que gera certo distanciamento.
Ele queria encontrar um parceiro para cantar a música, que pode ser traduzida como “fique comigo”, mas não conseguiu convencer ninguém até que Lily chegou a seu quarto.
“A primeira coisa que ela fez foi segurar minha mão. E acho que essa conexão realmente me deu muito conforto, e é disso que eu precisava – o apoio moral e humano que você não necessariamente recebe em um ambiente clínico”, explicou o havaiano.
Apesar de pacientes de transplantes de coração normalmente se recuperarem completamento dentro de dois ou três meses, Sean deciciu permanecer em Los Angeles por ao menos seis meses antes de voltar ao Hawaii. Ele quer evitar uma longa viagem em meio a pandemia do novo coronavírus.
Para que seja possível arcar com as despesas médicas e pessoais ao longo deste período longe de casa, ele criou uma vaquinha virtual.






