Seja no ramo da alimentação, no vestuário, nos cosméticos ou na área de entretenimento, há muitas empresas que são acusadas de maus-tratos aos animais. Para a ONG Peta (People for the Ethical Treatment of Animals), organização voltada para a defesa dos animais, essas empresas devem ser evitadas pelos consumidores. Veja a lista publicada no site da Peta com seis delas:
Leia também:
Como saber se um produto foi testado em animais?
Saiba como denunciar maus-tratos contra animais
Lei aumenta pena para quem praticar maus-tratos contra cães e gatos
1 – Air France: a companhia aérea faz transporte de animais para serem usados em testes de laboratórios, prática condenada por outras empresas do ramo da aviação. Os mais comuns nos vôos são os macacos. A Peta acredita que se as pessoas deixarem de voar pela companhia, ela poderá se recusar a fazer práticas cruéis.
2 – McDonald’s: a rede de fast food é criticada pela ONG porque, segundo a organização, utiliza carne de frango fornecida por empresas que matam as aves de uma forma arcaica, pendurando-as de cabeça para baixo e degolando-as com navalha. Para as pessoas que são contra a prática, a alimentação vegana é uma forma de evitar atitudes coniventes com esse tipo de abuso.
3 – Revlon: a empresa vende cosméticos para a China, país onde todos os itens importados precisam passar por testes cruéis em animais para que possam chegar ao mercado. A Revlon, no entanto, nega essa prática e afirma que há mais de 20 anos não realiza experiências com animais.
4 – SeaWorld: os shows com baleias no parque americano atrai muitas pessoas, mas as orcas usadas nos espetáculos, segundo a ONG, são capturadas ainda bebês e criadas em tanques de concreto. Algumas já nascem no cativeiro. Para ajudar a causa, a Peta aconselha um boicote a esse tipo de parque.
5 – Ringling Bros: o circo é acusado de usar varas afiadas em forma de ganchos para cavar a pele dos elefantes até que eles gritem de dor. Para ajudar animais em circo, a orientação é a mesma dos shows com espécies marinhas, boicotar os espetáculos que usam bichos para entretenimento.
6- PetSmart: é uma rede de pet shops com atuação nos Estados Unidos e no Canadá. Segundo a Peta, eles comercializam animais de pequeno porte por preços muito baixos.