Enviar mensagem constantemente ao par pode afetar a relação: especialista diz como

por | set 30, 2019 | Comportamento

Diferentes fatores caracterizam um relacionamento saudável e, entre eles, está a comunicação eficaz e a honestidade. O diálogo constante, aparentemente fundamental na relação, pode ser prejudicial se realizado somente (e de forma excessiva) pelo celular, segundo a doutora em psicologia Theresa E. DiDonato.

De acordo com a especialista, as gerações atuais optaram por enviar mensagens de texto constantemente para seus pretendentes românticos e, assim, iniciar um relacionamento. Ela aponta três razões principais para isso:

  1. Não requer ser espontâneo, pois você tem tempo para responder de forma criativa e parecer melhor diante da outra pessoa.
  2. A comunicação física não é perceptível, o que pode contaminar suas mensagens, como nervosismo ou excitação.
  3. O envio de um texto geralmente é menos complexo do que ter uma conversa cara a cara.
Shutterstock

A psicóloga explica que, embora um grande número de relacionamentos comece com mensagens de texto, o não conhecimento de um limite pode provocar um término rápido, em grande parte devido à ansiedade que isso implica.

Quanto mais mensagens você receber, maior será a necessidade de responder, criando um ciclo de manutenção no relacionamento. Esse pode ser um padrão que cria um senso de conexão e dependência se for equilibrado, mas se ocorrer em excesso, poderá desencadear uma dependência exagerada ao grau de impedir o casal de realizar outras atividades.

Além disso, tendo apenas uma mensagem escrita, você não tem uma ideia completa do que está prestes a anunciar.

Sem dicas não-verbais, as mensagens podem levar as pessoas a sentirem incerteza e ansiedade, porque podem entender mal as mensagens.

Quem envia mais mensagens também é relevante, já que há uma clara diferença nos resultados entre homens e mulheres, segundo DiDonato.

Em um relacionamento heterossexual, as mulheres que enviam mensagens costumam se sentir mais felizes.

Curiosamente, os homens mais infelizes são os que mais enviam mensagens e, quando isso acontece, suas parceiras também ficam insatisfeitas com a relação.

A especialista diz que o motivo dessa tendência ainda não está claro, mas explica que ela pode estar relacionada ao conteúdo das mensagens de texto.

Apesar da complexidade, a tendência indica que, se os homens expressam sua afeição por alguém nas mensagens, os relacionamentos geralmente têm a característica de uma maior unidade; no entanto, se um deles expressa ciúme, raiva, repulsa ou algo semelhante, eles se sentirão menos apegados aos seus parceiros.

A chave, de acordo com a psicóloga, é estabelecer regras ou normas sobre como lidar com as mensagens de texto para evitar frustrações.

Relacionamento amoroso

Original Author: Esteban Luján Original Author URL: https://www.vix.com/es/users/esteban-lujan
Original ID value: 219291
Original Site: es
Original URL: https://www.vix.com/es/relaciones/219291/textear-constantemente-a-tu-pareja-podria-afectar-tu-relacion-una-experta-explica-como