Estudo mostra quais são as atitudes mais “ameaçadoras” para um relacionamento

Quando começamos a nos envolver mais seriamente com um parceiro é comum criar listas mentais sobre defeitos e qualidades que eles indicam para colocar na balança e, assim, saber se vale a pena investir na relação. E saiba que existem alguns pontos em comum para a maioria, segundo um estudo divulgado pela publicação Personality and Social Psychology Bulletin

Leia também:
Para homens, beleza é menos importante que humor na paquera virtual; veja ranking
11 situações que você passa na paquera pelo WhatsApp e te matam de ansiedade
Como seu corpo reage à paquera: coração acelerado, mão suada e mais sensações explicadas

A pesquisa tinha como objetivo conhecer quais são as características e atitudes mais “ameaçadoras” para um relacionamento, fazendo com que eles não seguissem adiante. Contando com questionários feitos com 5.541 pessoas solteiras, o trabalho foi realizado em conjunto com universidades dos EUA, Austrália e Singapura.

ShutterStock

As conclusões foram bastante curiosas: tanto para os participantes do sexo masculino quanto feminino, a aparência desleixada e que indicava falta de higiene foi considerada a característica mais incômoda que fariam abrir mão de uma relação. O fator foi determinante para 63% dos homens e 71% das mulheres.

Mas a questão física, curiosamente, não chega a ser a mais importante em todos os casos. Apenas 7% dos homens entrevistados pela pesquisa, por exemplo, se preocupam se a parceira tem um corpo perfeito, enquanto só 6% delas desejam um companheiro sarado ou em forma.

ShutterStock

O trabalho científico ainda conseguiu avaliar outros fatores que causavam rejeição dos homens em relação a uma mulher: 26% não desejam se relacionar um uma parceira que fala muito, 14% não quer que elas tenham filhos e 51% não seguiriam a diante caso a garota morasse longe.

As mulheres, segundo o estudo, se mostraram ainda mais seletivas em relação a escolha de um parceiro para um caso sério. Das 17 caraterísticas que poderiam afastar um pretendente levantadas pelas pesquisas, elas se mostraram mais exigentes em 12.