Também conhecida como atenção plena, a técnica do mindfulness consiste em uma espécie de meditação que tem como objetivo fazer com que os praticantes executem suas ações de forma consciente e nunca automática.
Na teoria, o mindfullness poderia nos ajudar a vencer a ansiedade justamente por nos desafiar a parar de pensar no passado e no futuro e reaprender a direcionar nossa atenção para o presente. Um novo estudo, no entanto, aponta que a prática pode ser limitada e não funcionaria em casos de estresse.
Mindfullness não funciona em situações de estresse, diz estudo

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Buffalo, Estados Unidos, a técnica de mindfulness não parece afetar positivamente o humor das pessoas durante tarefas estressantes.

Os resultados do estudo foram divulgados no dia 6 de outubro de 2020 no periódico científico Personality and Social Psychology Bulletin e surpreendem por contrariar pesquisas anteriores que indicavam que a atenção plena seria capaz de aliviar o estresse.
Para chegar à conclusão, os cientistas mediram as reações cardiovasculares de 1.001 participantes durante tarefas estressantes. Em meio ao momento específico de estresse, os voluntários apresentavam respostas cardiovasculares mais expressivas, mesmo enquanto praticavam o mindfullness.
Thomas Saltsman, principal autor do estudo, afirma que os resultados mostram que adotar o mindfulness durante momentos de estresse não necessariamente traz efeitos positivos e que, em muitos casos, pode ser incompatível com a expectativa da pessoa.
Estresse: sintomas e tratamentos
- 50 sinais e sintomas comuns de estresse: muitos não relacionam à condição
- Secreção do ouvido pode dizer muito sobre seu nível de estresse: entenda a relação
- O estresse pode entrar pela sua boca: quais alimentos complicam sua vida (e quais não)