Família tóxica traz danos para toda a vida: o que fazer se você faz parte de uma

por | set 30, 2019 | Comportamento

Relacionamentos familiares nem sempre são fáceis e amorosos como gostaríamos de acreditar. Em alguns casos, até mesmo um distanciamento é necessário quando a relação causa tristeza, sofrimento e abalo na autoestima. É o que ocorre, por exemplo, com pessoas que convivem com uma família tóxica.

Assim como acontece nos namoros e casamentos tóxicos, as características de um ambiente familiar tóxico são: relações marcadas por abusos mental, físico, verbal e emocional. O contato é sempre negativo e causa estresse que afeta as áreas importantes da vida pessoal e profissional da(s) vítima(s).

O que fazer para não sofrer com uma família tóxica

ShutterStock

Cortar completamente a relação com um ou mais membros da família não é uma tarefa fácil, já que muitas vezes envolve sentimentos de medo e culpa. No entanto, tomar medidas complexas pode ser a única alternativa para evitar maiores sofrimentos.

De acordo com Sherrie Campbell, psicóloga clínica e autora do novo livro “But It’s Your Family” (“Mas é sua família”), os relacionamentos familiares podem ser complicados e, às vezes, chegam a um ponto em que requerem a separação de um determinado membro da família.

Em um artigo, a especialista compartilha algumas opções para limitar o contato com membros da família de quem você pode precisar de algum espaço:

Contato cordial: o primeiro passo para estabelecer limites nas relações familiares tóxicas é tentar a opção do contato cordial, ou seja, não eliminar totalmente a pessoa da sua vida, mas tentar uma aproximação mais cautelosa e menos frequente.

A alternativa pode pode funcionar em alguns casos, pelo menos a curto prazo. O problema é que nem sempre pessoas tóxicas de uma família conseguem manter as coisas pacíficas ou cordiais, especialmente quando são manipuladoras.

iStock

Baixo contato: nesta opção, optamos apenas por encontrar ou conversar com a pessoa tóxica da família em festas, feriados ou outros eventos especiais. Fora isso, podemos fazer o que for possível para evitá-la.

Essa opção também pode funcionar por um tempo, mas nossos familiares tóxicos se entenderão rapidamente e farão tudo o que puderem para forçar o caminho de volta a nossas vidas.

Quando nossos familiares tóxicos percebem que nos afastamos ou estamos recuando, eles aumentam suas manipulações porque não respeitam nenhuma de nossas necessidades de espaço.

ShutterStock

Sem contato: às vezes, infelizmente, a única opção saudável é simplesmente cortar relações e não entrar em contato com membros tóxicos da família. A decisão é tão desafiadora quanto libertadora, mas não deixa de ser dolorosa, explica a psicóloga.

No entanto, se você se encontra neste estágio, entenda que provavelmente já sofreu mais abusos do poderia suportar. Se chegarmos a esse ponto, podemos confiar que fomos pressionados por nossos familiares tóxicos.

Independentemente da decisão, o importante é nunca se sentir culpado por se proteger. A princípio, o sentimento pode ser confuso, pois somos condicionados a acreditar que romper relação com a família é moralmente errado.

No entanto, vale lembrar que nossos familiares tóxicos são apenas pessoas e que nem sempre elas são saudáveis.

Relações familiares