Famosos respondem após comentário homofóbico de Cássia Kis: “Pais adotivos darão amor”

Em diversos meios, famosos rebateram recentemente declarações da atriz Cássia Kis sobre casais homoafetivos. Nos últimos dias, a atriz emitiu julgamentos contra quem se relaciona com pessoas do mesmo gênero devido ao fato de não ser biologicamente possível eles gerarem um bebê – e, conforme a fala se espalhou, famosos como Xuxa, Maitê Proença e outros se manifestaram a respeito, trazendo pontos importantes à tona nas redes sociais.

Famosos rebatem comentário homofóbico com falas sobre amor e diversidade

Nos últimos dias, em entrevista à jornalista Leda Nagle, a atriz Cássia Kis emitiu falas que desagradaram não só o público, mas outros artistas também. Na live em questão, ela falou sobre casais homossexuais, lembrando que, biologicamente, casais de homens cis ou de mulheres cis não são biologicamente capazes de gerar bebês – e propôs, inclusive, que o hábito destes casais adotarem filhos fará com que as crianças disponíveis para adoção “acabem”.

Cássia Kis
Globo/Raquel Cunha

“Mulher com mulher, homem com homem, tem essa ideologia de gênero que a gente já está vendo dentro das escolas. […] O que está por trás disso? Vai destruir a família, só? Não! Vai destruir a vida humana, né, porque que eu saiba, homem com homem não dá filho, mulher com mulher também não. Como é que a gente vai fazer? Se você tem um casal gay, é uma coisa quando querem adotar uma criança – mas e quando não tiver criança? Afinal de contas, isso ainda é gerado dentro do útero de uma mulher”, disse Cássia.

A seguir, uma série de famosos se manifestaram contra o comentário da atriz. A apresentadora Xuxa Meneghel, por exemplo, fez um dos comentários mais compartilhados e, de forma sucinta, trouxe uma série de questões importantes. No Instagram, ela lembrou que a adoção de crianças por casais homoafetivos não esgotará os bebês disponíveis para adoção no mundo, tudo por um motivo bem óbvio: casais heterossexuais seguirão existindo.

“Enquanto existir mundo, haverá filhos pra serem adotados, pois numa relação de homem e mulher nem sempre uma gravidez é desejada”, escreveu a apresentadora usando a ferramenta Stories enquanto o vídeo da fala de Cássia era exibido.

Na sequência, Xuxa lembrou ainda que o mais importante em uma família é o amor pelos filhos. “Tenha certeza que pais adotivos (não importa o gênero) darão o amor que estas crianças vão precisar, pra que se tornem no mínimo pessoas amadas, sem preconceitos, sem discriminação (coisa que muita gente nesse momento NÃO tem”, concluiu a apresentadora.

Além disso, no Twitter, a cantora Ana Vilela, autora do hit “Trem Bala”, se pronunciou. “Querida Cássia Kis. Acredito que reprodução não seja problema na nossa sociedade uma vez que existem, segundo o CNJ [Conselho Nacional de Justiça], mais de 30 mil crianças em casas de acolhimento só no Brasil. ‘Iguais não reproduzem’, mas adotam e amam esses abandonados. Se informa que tá feio”, disse ela.

Cássia Kis
Globo/Ellen Soares

Já em posts que noticiaram as falas da atriz, outros artistas se manifestaram contra o comentário de forma mais sucinta. “Decepção enorme”, escreveu a atriz Alice Wegmann. “Meu Deus”, se chocou a atriz Giovanna Antonelli.

No próprio Instagram, a também atriz Lúcia Veríssimo foi mais incisiva ao responder as declarações de Cássia com uma foto antiga na qual as duas aparecem se beijando – e os comentários do post se encheram de mais falas de famosas sobre o assunto. “Muito triste ver a Cássia nesse lugar tão raivoso e tolo”, disse a atriz Maria Padilha. “Viva a diversidade”, disse a atriz Maitê Proença.

Por fim, após a repercussão da fala de Cássia, a própria Rede Globo se pronunciou. Conforme divulgado pela colunista Patricia Kogut no jornal “O Globo”, a assessoria de imprensa da emissora informou que “tem um firme compromisso com a diversidade e a inclusão e repudia qualquer forma de discriminação”. Cássia, atualmente, está no ar na Globo na novela “Travessia”.

Famosos contra o preconceito