Figurinista reconstitui asa quebrada de borboleta: agora, ela pode voltar a voar

por | jan 15, 2018 | Comportamento

O que pode fazer uma borboleta cuja asa se despedaçou quando se tornou independente de seu casulo? Quando isso acontece, o inseto está praticamente fadado a não resistir por muitos dias. A sorte desta borboleta monarca que você vê na foto foi ter encontrado Romy McCloskey logo após 3 dias de metamorfose.

Romy é uma figurinista norte-americana apaixonada por borboletas. Desde setembro de 2017, ela resgata e liberta borboletas monarcas que nascem em arbustos de seu quintal. Frequentemente ela encontra lagartas que estão em transição em seu jardim e cuida daquelas que precisam de ajuda.

Seu amor por este tipo de animal não é à toa. As borboletas são um símbolo de sua relação com sua mãe, que trabalhava como agricultora orgânica e fornecedora de flores. “Antes que minha mãe morresse, quase 20 anos atrás, ela me disse: ‘Romy, sempre que vir uma borboleta, saiba que estou lá e que eu amo você'”, contou em depoimento ao VIX.

Salvando a borboleta

Nesta época do ano, a região do Texas onde Ramy vive é rota de migração das borboletas monarcas até o México. No entanto, informa a figurinista, a população sofreu acentuado declínio como efeito do uso continuado de produtos químicos em plantações. Isso aumentou seu senso de responsabilidade para cada exemplar que visita seu jardim.

Ela percebeu que a pequena borboleta sofreu uma lesão enquanto deixava seu casulo e agiu para salvá-la. “O meu trabalho me permite manusear bordados e fantasias de contas de mão no meu estúdio, com agulhas, fios, contas e tecidos delicados. Eu me senti muito confortável fazendo este procedimento. Parecia fazer uma nova roupa para meu amigo”, relatou.

Para ajudar o novo amigo, Romy contou com uma asa de borboleta extra que manteve em casa e, com os utensílios certos, conseguiu colá-la nele.

E deu certo: a asa nova foi um sucesso! Por fim, a figurinista publicou na internet fotos contando o passo a passo da reconstrução da asa da borboleta. Confira:

“A sala de operação e suprimentos: toalha, cabide de arame, cimento de contato, palito de dente, cotonete, tesoura, pinça, pó de talco, asa de borboleta extra (uma das minhas garotas morreu alguns dias antes e eu a mantive)”

“Protegendo a borboleta e cortando as peças danificadas. Não se preocupe, não as machuca. É como cortar o cabelo ou cortar as unhas.”

“Ta-da! Com um pouco de paciência, e uma mão firme, eu coloco as novas asas para o meu pequeno rapaz. Se você notar, as linhas pretas não coincidem completamente e falta o ponto preto (marcação masculina) na asa inferior direita, mas com sorte, ele voará! (O pó branco em sua asa direita é o talco usado para neutralizar qualquer cola dispersa e evitar que suas asas fiquem juntas).”

“Dia do voo! Depois de um dia de descanso e enchendo a barriga com um néctar caseiro, é hora de ver se ele vai voar.”

“Com uma volta rápida ao redor do quintal e um pouco de descanso em um arbusto, ele estava livre! Uma cirurgia bem sucedida! Tchau, amigo! Boa sorte!”

Resgate animal