Se no passado o abuso de álcool e problemas de saúde relacionados ao consumo de bebidas eram fenômenos mais comuns no universo masculino, atualmente a tendência está bastante equilibrada e, segundo um recente estudo feito pela Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, as mulheres estão bebendo praticamente a mesma quantidade de álcool que os homens.
“Mulher bebe menos que homem”: afirmação não é mais verdadeira
Além do consumo equiparado, elas também começam a sentir na mesma intensidade os efeitos do álcool na saúde. A extensa pesquisa levou em conta dados obtidos sobre pessoas nascidas entre os anos de 1891 e 2001, em todo o mundo, e notou uma relevante mudança de hábitos a partir do início do século 20 até os dias atuais.
De acordo com o trabalho científico, hoje o consumo de álcool por homens é apenas 10% maior do que entre as mulheres, enquanto no início dos anos 1900 a diferença era de mais que o dobro. Se os efeitos na saúde do abuso de bebidas, como cirrose hepática, por exemplo, eram três vezes maiores entre eles, atualmente a distância diminuiu para um pouco mais de 1 vez.
Os pesquisadores acreditam que a igualdade no consumo de bebidas alcoólicas entre os gêneros está relacionada às mudanças de comportamento ocorridas no período e a diminuição das diferenças dos papéis que homens e mulheres exercem na sociedade.
Bebidas alcoólicas e ressaca
- 5 macetes (nada óbvios) contra ressaca
- Você está bebendo demais? 4 coisas que ocorrem com o cérebro na ressaca
- O que médicos tomam depois de uma bebedeira para curar a ressaca