Em casos que não há risco de aborto, o sexo durante a gravidez é superindicado para o casal. De acordo com especialistas, a prática ajuda a relaxar as futuras mamães e aumenta a cumplicidades entre os envolvidos. Mas, se prepare, pois a transa não será como antes e, inclusive, pode te reservar algumas surpresas.
Sexo durante a gravidez: o que pode acontecer
1. Chorar compulsivamente e por nenhum motivo aparente. Não é novidade que devido à explosão hormonal as gestantes ficam mais sensíveis e caem no choro com facilidade. Não se assuste se isso acontecer bem na hora H.
2. Sentir-se sempre exausta e indisposta para a relação. Normal, afinal, não é fácil ter que trabalhar por dois durante nove meses.
3. Sentir aumento da libido. Algumas grávidas relatam ficarem completamente taradas durante a gestação, o que é outra consequência da variação hormonal. As fantasias sexuais também aumentam.
4. Ter dificuldade para achar uma posição. Seja para dormir ou para transar, a barriga incomoda. Talvez, seja necessário uma, duas ou até três vezes até que o casal encontre um jeitinho em que tudo realmente encaixe.
5. Sentir medo de machucar o bebê. Ainda que a ciência tenha explicado várias vezes que o pênis do homem – por maior que seja – não é grande o suficiente para machucar o bebê, esse medinho sempre aparece. Mas fiquem tranquilos: não existe este risco.
6. Fazer xixi durante o sexo. A mulher possui duas passagens: o canal vagina, que recebe o pênis, e a ureta, por onde sai o xixi. É comum sentir vontade uma vez ou outra durante a relação, mas, no caso das gestantes, o desejo de urinar é incontrolável e pode aparecer a qualquer momento. Qualquer momento mesmo!
7. Soltar gases. Isso mesmo, o descontrole sobre o corpo é tamanho que pode acontecer de sair um pum – ou vários – durante o ato sexual. E, dificilmente, eles serão daqueles silenciosos e inodoros. Mas faz parte, né?
9. Ficar com os seios doloridos de tão inchados. Prepare-se para senti-los mais sensíveis do que nunca e, eventualmente, notar um pouco de vazamento de leite.
10. Sentir ânsia quando fizer sexo oral nele. Enjoo é normal na gestação e costuma ser mais forte nos três primeiros meses. Em um momento como esses, é natural que a vontade apareça também. Faça com cuidado e no seu limite que tudo ficará bem.
Gestação descomplicada:
- Prestes a dar à luz, grávida faz agachamento mais que todas nós
- Sedentária ou marombeira: como praticar exercícios na gravidez?
- Exercícios para a gravidez que aliviam incômodos e preparam para o parto