Se você já viu em aeroportos ou em alguma viagem ao exterior uma pessoa usando um cordão estampado com pequenos girassóis, saiba que o acessório não é apenas um item de moda e tem função específica. O objeto é um pedido por empatia com deficiências ocultas.
Cordão de girassol: conheça o significado
https://www.instagram.com/p/CBOCi6IDAii/
Criado em 2016 por funcionários do aeroporto Gatwick, de Londres, o cordão de girassol é um item que pode ser usado por pessoas com deficiências ocultas, ou seja, que não podem ser percebidas imediatamente, como o autismo, por exemplo.
https://www.instagram.com/p/B9oSB0yJifj/
Nem sempre é fácil para pessoas com deficiências ocultas pedirem ajuda, e o cordão, semelhante aos usados em crachás, serve como uma ferramenta que auxilia nessa identificação.
https://www.instagram.com/p/CDjo11XlSFq/
A ideia do cordão de girassóis é garantir, além de empatia, mais assistência e segurança para as pessoas com necessidades especiais durante viagens, passeios, compras, etc.
https://www.instagram.com/p/CGuDz0nsNRA/
Ele ajuda a sinalizar para equipes e funcionários de estabelecimentos que o indivíduo pode necessitar de suporte especial. ⠀
https://www.instagram.com/p/CFzvrLPHTCu/
O uso do cordão de girassol já foi adotado em diversos locais na comunidade internacional, como aeroportos, ferrovias, supermercados, atrações turísticas, entre outros.
O que você precisa saber sobre autismo
- Caminhar na ponta dos pés e mais 9 sinais de autismo que nenhum pai deve ignorar
- Famosos descobriram autismo após os 50 anos e contam como se sentem
- Criança que se irrita ao ficar no colo pode ter um dos sinais de autismo: veja outros