Um texto sobre menstruação escrito por um homem virou polêmica na web. Nele, o autor, Adriano Luiz, posta uma foto de uma mulher dormindo, com a calça suja de sangue, e comenta o que faria caso sua companheira estivesse nessa situação. Muitas mulheres acharam o texto muito fofo e sensível, já outras criticaram dizendo que ele coloca a menstruação como um fenômeno anormal.
Veja também:
Primeira menstruação sem tabus: mulheres contam experiências em vídeo
Fazer sexo menstruada: razões para deixar a timidez de lado e experimentar
6 dicas de masturbação para ter o melhor orgasmo da sua vida
Texto sobre menstruação
Publicação
No texto, Adriano cria a suposição de que, caso um dia acordasse e visse a roupa da sua companheira suja de sangue menstrual, prepararia um banho quente e um café da manhã para fazê-la sentir-se amada e não constrangida.
Foto
A foto utilizada na publicação é da paquistanesa Rupi Kaur que, junto com sua irmã, criou uma série fotográfica chamada Period (menstruação, em inglês) para desmitificar o tabu existente no tratamento do tema.
Publicado no começo de 2015 nas redes sociais, a imagem foi excluída pelo Instagram por, de acordo com a rede, violar suas regras. A jovem, no entanto, afirmou que a foto não ia contra nenhuma diretriz e que a motivação do banimento, na verdade, são os preconceitos existentes ainda hoje acerca da menstruação. Dias depois, a rede reconheceu o erro e a foto voltou a ficar disponível.
Polêmica
Embora pareça fofo e romântico, algumas mulheres criticam o texto escrito por Adriano porque, segundo elas, ele torna a menstruação um evento anormal e sujo.
Quem diverge da postagem lembra que historicamente mulheres lutam pela aceitação do período menstrual como um fenômeno natural, que não as torna diferente em nada. Isto porque até hoje esse momento é usado como desculpa para deslegitimar as ações femininas, seja no trabalho, na família ou no convívio social geral. Frases como “ela deve estar de TPM” ou “ignora o que ela disse porque ela está naqueles dias” são muito comum e atrapalham a autonomia feminina.
Comentários elogiosos
“Os que tratam isso com naturalidade não fazem mais do que a obrigação. Mas é tanto babaca no mundo que é preciso mostrar que existem bons homens, se não a mulherada desiste desses caras. Depois do babaca que me jogou no chão pra não sujar o lençol, eu fiquei super mega bolada. E venho me curando desse ‘trauma’ com os caras legais que tenho conhecido. Não é bater palma pra obrigação deles, mas reconhecer e estimular esse comportamento”.
“Onde mora esse cavaleiro? Gostaria que o meu marido agisse assim como você…”.
“Lindas palavras está de parabéns merece muito respeito. Só que na prática realmente o buraco é mais embaixo. Boa tarde”.
“Parabéns ao seu tempo, você merece que tiremos o chapéu, são poucos os homens que têm esse pensamento tão gentil e amoroso”.
Comentários críticos
“Acho que nenhum homem precisa me acordar e mandar eu tomar banho, entende? Ele só floreou o que o outro disse de forma grosseira. Entendo que muitas meninas se sentem mal quando estão neste período mas ele tratou como se fosse doença”.
“Achei muito exagerado o post, nossa. Essa foto foi tirada num contexto de naturalização da menstruação e os caras tão enaltecendo isso sem motivo. Se eu acordo assim, continuo na cama até querer levantar e até tomo café antes de ir para o banho se tiver com fome. Não to nem ai, nem eu nem meu namorado”.
“Menstruação é natural e não tem que despertar nem nojo nem um ‘cuidado’, ‘dia de princesa’ ou seja la o que ele quis descrever”.
“Muito exagerado mesmo. Fica parecendo um Ohhhhhhhhhhhhhh ela menstruoooou!!!
Me poupe, do jeito que eu fico irritada, capaz que dou logo uns coice que é pra parar de mimimi”.
“Acho que nem atacado, e nem romantizado. Esse texto é meio romantizado (sabe, ‘mulher menstruada precisa de carinho/cuidado/atenção/etc’) – pra mim o ideal mesmo é SÓ ser visto como NORMAL”.
“Não gostei deste texto, parece que está tratando a menstruação como algo sujo e estranho do mesmo jeito. Sangue de menstruação é limpo, não precisa mandar a gente tomar banho quentinho”.