Mion emociona ao postar vídeo carinhoso e explicar que Romeo aprendeu a dar amor

https://www.instagram.com/p/BthOeLKBqkr/

Dar e receber amor por meio de abraços, beijos e outras manifestações de contato físico nem sempre é fácil para pessoas com autismo.

Porém, não é de hoje que o apresentador Marcos Mion conta sobre como a família foi “quebrando com amor” essa barreira com Romeo, o filho mais velho do famoso com Suzana Gullo, que tem um diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo.

Em um vídeo recente, em que celebra os 14 anos do primogênito, Mion escreveu mais um lindo relato sobre sua relação com Romeo e o quanto ela é importante para seu crescimento.

https://www.instagram.com/p/BzE1mBoFZ62/

Mion faz relato sobre amor ao filho Romeo

Por conta do aniversário de 14 anos de Romeo, Marcos Mion fez uma publicação no Instagram a respeito da forma de amar do filho. Ele tem autismo, que, em sua condição clássica, gera dificuldade de contato físico e interação social, inclusive demonstração de afeto.

No entanto, há vários graus do transtorno, já que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) engloba diversas condições diferentes, que podem ser percebidas em maior ou menor grau em crianças. E é isso que Mion inicia explicando na legenda que acompanha o vídeo em que Romeo aparece sendo muito carinhoso com o pai:

https://www.instagram.com/p/BzEnUwJh3Y9/

Na publicação, Romeo abraça Mion e diz que o ama muito “da lua ida e volta”. A declaração, segundo Mion, só seria dita por seus outros filhos neurotípicos (ou seja, que não estão dentro do TEA) em datas especiais.

O vídeo de Romeo, destaca o apresentador, “foi um dia qualquer”. “Eu gravei esse, mas poderia ter gravado qualquer outro, pois por muitos anos nós o sufocamos com tanto amor que só o que ele tinha pra oferecer de volta era aquele amor que recebia”, explicou.

Autismo não tem cura: “se combate com amor”

https://www.instagram.com/p/BsBv-2pBivB/

Ao final da mensagem, Mion destaca que tem certeza da importância do amor como “remédio” para o autismo ao tratar da relação de proximidade, inclusive física, dele com Romeo.

Vale lembrar que pessoas autistas e seus familiares podem ter vivências diferentes, e que os sinais de autismo são variados, mas podem passar por, entre outros fatores, pouca interação com pais e outras crianças, dificuldade para manter contato visual, sensibilidade a sons altos, comprometimento na linguagem e outros.

Romeo, Mion e superação