Molde perfeito > Reza a lenda…

A lenda não se encerra em Maria Antonieta. A rainha tinha na corte francesa uma séria concorrente, a célebre Madame Pompadour (1721-1764), amante do sogro de Antonieta, o rei Luís XV. Ela teria mandado fazer taças modeladas em seus seios para presentear o seu amante. Também não há comprovação. O único e eventual fundamento seria a de ter sido a grande incentivadora da fundação da fábrica de Sèvres.

Outra amante de Luís XV, a Madame du Barry (1743-1793), está também nessa lista de seios famosos originando essa lenda. Contam dela a mesma história de Madame Pompadour. Nossa, Luís XV devia ter uma senhora coleção de taças!

Aliás, ele não só modelou os seios, mas toda a Pauline, na glória de seus 25 anos, criando a escultura conhecida como “Vênus Victrix”, ou Vênus Vitoriosa

Pauline Bonaparte (1780-1825) é a suspeita seguinte. Irmã mais nova e favorita do imperador Bonaparte, mulher de grande beleza, sempre foi levada da breca, de comportamento considerado “inconveniente”, teve seus seios modelados em gesso por Antonio Canova, um celebrado escultor neoclássico italiano. Aliás, ele não só modelou os seios, mas toda a Pauline, na glória de seus 25 anos, criando a escultura conhecida como “Vênus Victrix”, ou Vênus Vitoriosa. A peça é hoje uma das maiores atrações da Galeria Borghese, em Roma. Veja aqui.

Porém, mais uma vez, não há provas. O caso é que o escultor tirava moldes de partes dos corpos de seus modelos para realizar o trabalho final. Os moldes dos belíssimos seios de Pauline ainda existem. Mas desconhecem-se as taças.

Falam também que Joséphine de Beauharnais, a primeira esposa de Napoleão, teria mandado modelar seus seios para a criação de coupes. A lenda aqui se baseia apenas no grande consumo do espumante feito pela imperatriz. As contas que chegavam deixavam Napoleão horrorizado. Mas a história se repete: é a mesma que cerca Diana de Poitiers, Pompadour e du Barry.

As referências históricas garantem que a coupe foi criada na Inglaterra, em 1663, especialmente para os espumantes, fato que tira do páreo praticamente todas essas divas. A coupe, a taça rasa, quase um pires, é a pior escolha para um espumante, pois as bolhas se perdem rapidamente e o aroma do vinho não é devidamente apreciado. Uma taça de bojo comprido e estreito, em forma de tulipa, a flûte (ou “flauta”), tomou o seu lugar. Ela garante uma perlage (as borbulhas de gás carbônico) mais longa, mais sabores e aromas por mais tempo.

Ao longo da história, fantasias amorosas quase sempre juntavam o vinho a um fetiche, como as taças. E até sapatos, que eram retirados de jovens e através do qual o champanhe era bebido.

Leitora, para você, que tipo de objeto relacionado a vinhos uma personalidade de momento como a “Mulher Melancia” poderia inspirar? Responda aqui para o Bolsa ou para a Soninha, no [email protected]

Da Adega

Vinhos da África do Sul . Não perca amanhã a degustação dos vinhos Five Heirs, da África do Sul. A promoção é do Dionísio Clube e a degustação será gratuita, comentada e dirigida pelos sommeliers da Importadora Paralelo 35 Sul. A linha de vinhos Five Heirs é o resultado da união de duas propriedades sul-africanas com 300 anos de tradição: a Lourensford e a Lanzerac, vinícolas fundadas no século 18. Será no Casa Shopping, loja E, bloco D (Av. Ayrton Senna, 2.150, Barra, Rio de Janeiro), Tel.: 21-2431-0592. Dia 20 de junho, às 20 h.

Um ano de Vinhos DOC . O site especializado em enogastronomia completa um ano de vida agora em junho. Motivo para uma grande celebração no Hotel Porto Bay Rio Internacional (Av. Atlântica, 1500, Copacabana, Rio de Janeiro), dia 2 de julho. Compareça: dez renomados importadores farão a degustação das novidades que chegaram ao Brasil e que já estão disponíveis na Vinhos DOC. Degustação naturalmente amparada por um bufê de queijos, pães, patês e frios. Para encerrar, uma apresentação da cantora Denise Krammer. Dia 2, das oito à meia-noite. Clique no site para saber mais.

Iniciação à Enologia . Já nas livrarias o Manual Didático do Vinho: iniciação à enologia , de autoria de Daniel Pinto, Presidente da Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho – SBAV-SP. O livro, editado pela Anhembi-Morumbi, é um guia completíssimo, com 624 páginas, cobrindo desde a escolha da uva, métodos de cultivo, variedade de uvas, vinificação de diferentes tipos de vinhos, etapas da análise sensorial, harmonização com alimentos, chegando até à degustação final da bebida. Daniel Pinto é médico e professor de enologia e gastronomia da Universidade Anhembi-Morumbi, além de membro do Porto Vintage Club e do corpo de degustadores das revistas “Vinho Magazine”, “Gula” e “Prazeres da Mesa”. Mais informações no site da SBAV-SP ou pelo telefone (11) 3814-7905.