Novela não ia chamar “Fina Estampa” e título inicial tinha tudo a ver com Griselda

O termo ” Fina Estampa” remete ao antagonismo da humilde heroína Griselda (Lilia Cabral) e a glamourosa vilã Tereza Cristina (Christiane Torloni). Entretanto, o título inicial da trama de Aguinaldo Silva não era esse e fazia muito mais sentido.

Título inicial de “Fina Estampa”

O primeiro nome de batismo da trama escolhido por Aguinaldo Silva não era “Fina Estampa”. Esse título substituiu o primeiro, que tinha tudo a ver com a protagonista da novela.

Inicialmente, Aguinaldo e toda a produção tratava a trama como “Marido de Aluguel”, que retratava a vida e profissão da personagem Griselda, antes de ela se tornar milionária ao ganhar na loteria.

Mas se o título inicial fazia mais sentido, por que não permaneceu? Acontece que às vésperas da estreia, “Marido de Aluguel” foi perdendo força e aí, a Globo achou que o nome “Fina Estampa” seria mais bem recebido pelo público.

Mesmo com a mudança de título, a novela foi a maior audiência do horário das 21h da década da Globo, ultrapassando até mesmo “Avenida Brasil”, exibida em 2010.

Não foi à toa que a novela ganhou uma versão hispânica, exibida até mesmo nos Estados Unidos, mas essa permaneceu com o título inicial: “Marido en Alquiler” (“Marido de Aluguel”).

Atores de “Fina Estampa”