O lindo beijo de Lulu Santos no marido e de outros famosos contra censura na Bienal

por | set 9, 2019 | Comportamento

Às vésperas do último final de semana da Bienal do Livro do Rio de Janeiro, o público do evento se deparou com um comunicado em vídeo de Marcelo Crivella, prefeito da cidade, em que ele exibiu o trecho de um quadrinho com dois personagens se beijando e afirmou que sua venda na Bienal era irregular – o que gerou uma onda de protestos por parte de famosos contra o que foi considerado homofobia e tentativa de censura.

Famosos se beijam para protestar contra censura

Toda a situação teve início quando o vídeo de Crivella começou a circular em veículos e redes sociais, e, nele, o prefeito deixa claro que medidas seriam tomadas contra sua distribuição. “A prefeitura do Rio de Janeiro determinou que os organizadores da Bienal recolhessem esse livro que traz conteúdo sexual para menores”, afirma ele.

Como muitas outras obras da categoria infanto-juvenil, o quadrinho ” Vingadores: A Cruzada das Crianças” traz a imagem de um beijo entre dois personagens – mas, no caso deste gibi, o beijo ocorre entre dois homens, o que fez muita gente deduzir que a proibição partia do preconceito contra pessoas LGBT, e não do impulso para “proteger os menores da cidade”, como declarou Crivella.

Diante disso, inúmeros artistas – tanto que fazem parte da comunidade LGBT quanto que se declaram heterossexuais – se manifestaram contra a homofobia, e o fizeram da forma mais simples possível: publicando fotos em que aparecem beijando amigos ou parceiros. O cantor Lulu Santos, por exemplo, foi um deles, que se manifestou com uma foto beijando o marido, Clebson Teixeira:

Além dele, o ator Luiz Fernando Guimarães também surpreendeu ao dar um selinho no ator Matheus Nachtergaele em uma premiação, acompanhando a foto de uma legenda inspiradora em que se posiciona contra a censura. “Nem preciso de revista em quadrinhos pra expressar que amor, é amor. Esse momento foi eternizado numa emoção imensa, entre dois amigos!”, disse.

As atrizes Nathalia Dill e Glamour Garcia, ambas no ar em “A Dona do Pedaço” (Rede Globo), formaram mais um par que se beijou em forma de protesto, e as duas publicaram os registros do momento em seus perfis no Instagram:

Protagonistas do primeiro beijo gay transmitido em uma novela pela Rede Globo, os atores Mateus Solano e Thiago Fragoso (Félix e Nico, de “Amor à Vida”) relembraram a icônica cena, também se posicionando contra a censura do quadrinho. “Este beijo foi pedido pelo brasileiro; aceito e aplaudido pelo brasileiro. Foi um momento mágico”, escreveu Solano.

Enquanto isso, Fragoso se manifestou usando hashtags como “#maisamorporfavor”, “#censuranuncamais” e “#todamaneiradeamorvaleapena”.

Casada desde 2013 com a jornalista e empresária Malu Verçosa, a cantora Daniela Mercury foi outra artista que desafiou o preconceito, publicando uma foto em que as duas aparecem trocando um beijo apaixonado:

Após seu pai, um dos artistas mais aguardados da Bienal, se posicionar contra a censura em seu perfil no Instagram, Mauro Sousa, filho do cartunista Mauricio de Sousa, também postou uma foto beijando o marido, expressando-se a favor do amor. “Sem censura e com a classificação etária livre, porque beijo não é impróprio e pode estar em qualquer HQ”, disse o ator.

Entenda o movimento

Diante da medida anunciada por Crivella, que autorizava a apreensão de exemplares do quadrinho em questão, a Bienal respondeu, afirmando ter entrado com pedido de mandado de segurança preventivo no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), buscando garantir que não haveria intervenção no funcionamento do evento por parte de agentes da prefeitura.

“A Bienal do Livro mantém sua programação para o fim de semana, dando voz a todos os públicos, sem distinção, como uma democracia deve ser. Este é um festival plural, onde todos são bem-vindos e estão representados”, deixa claro a réplica publicada no perfil oficial do evento no Twitter e, simultaneamente, o youtuber Felipe Neto tomou uma atitude admirável para ajudá-los.

Em um novo vídeo publicado em seu canal do YouTube, ele anunciou ter comprado todos os 10 mil exemplares de livros com temática LGBT disponíveis no evento, avisando que eles seriam distribuídos gratuitamente. “Cada um dos livros vai estar embalado em plástico preto com um aviso: ‘Este livro é impróprio para pessoas atrasadas, retrógradas e preconceituosas’”, disse.

Apesar de a Bienal ter conseguido vetar a decisão da prefeitura por ordem do TJ-RJ, o presidente do órgão posteriormente derrubou a liminar que impedia a prefeitura de confiscar os livros. Nesse meio tempo, agentes do governo estiveram na Bienal – e disseram não ter encontrado nada que violasse o Estatuto da Criança e do Adolescente.

No mesmo dia em que os agentes da prefeitura estiveram no evento, todos os livros comprados por Felipe Neto foram distribuídos, e o youtuber publicou uma série de vídeos mostrando o público do evento deixando o local enquanto erguiam as obras adquiridas gratuitamente em protesto à censura.

https://twitter.com/felipeneto/status/1170446459277316096

https://twitter.com/felipeneto/status/1170485753215901696

Artistas que apoiam a diversidade