O que fazer quando um amor não é correspondido: 5 dicas que valem muito

por | jun 30, 2016 | Comportamento

Não são raros os casos de pessoas que se apaixonam por alguém que sequer sabem que elas existem ou mesmo desconhecem a possibilidade de reciprocidade. A situação é delicada porque, apesar de existir uma “vítima”, não há um culpado na história. É possível, no entanto, deixar de sofrer e seguir adiante. Saiba o que fazer quando um amor não é correspondido:

Leia também:
7 coisas maravilhosas que seu namoro te proporciona 
4 dicas para tirar o namoro da rotina
Como ter amor próprio no relacionamento e não se anular no namoro  

Evite pensar que a pessoa por quem você se apaixonou e não retribuiu está te rejeitando ou traindo sua confiança. Ela provavelmente sequer conhece as razões pelas quais não sente o mesmo por você. Portando, seria injusto encarar o objeto de paixão como inimigo ou algoz.

Cuide de sua autoestima e não pense que não é correspondida porque se acha feia, acima do peso ou qualquer coisa do tipo. O amor romântico não é racional e não pode ser determinado por isso ou aquilo.

Muitas vezes nem é a paixão, mas sim a carência afetiva que faz com que você se encante por alguém que não te deseja. Procurar ser feliz com amigos, familiares e cuidar de si própria pode ser uma boa saída para evitar o sofrimento.

Se está difícil conviver com a situação, procure se distanciar da pessoa por quem você se apaixonou. Evite contato e se policie para não acompanhar a vida da pessoa pelas redes sociais como voyeur, por exemplo.

Se seu amor não é correspondido, de nada adianta se trancar no quarto e passar os dias lamentando. Aproveite o momento de solteira e saia de casa parar curtir. Além de se distrair, você ainda aumenta suas chances de, enfim, encontrar alguém que retribua o seu afeto.