O senso comum diz que “a primeira impressão é que vale”. Isto nem sempre é verdade, mas um estudo feito na República Checa pesquisou se os traços físicos de uma pessoa podem influenciar no modo como ela é lida como mais ou menos confiável pelo outro. Interessante, não?
Confiabilidade dos olhos
O artigo científico, publicado na revista PLOS ONE, foi desenvolvido por Karen Klaisner, da Universidade Charles, em Praga, a partir da fotografia de rostos de 80 estudantes de ambos os sexos, 40 mulheres e 40 homens.
Na pesquisa, um grupo de 200 voluntários europeus pontuou de 1 a 10 as 80 fotografias de acordo com o grau de confiança que cada rosto inspirava a eles – de maneira completamente subjetiva. A maioria das pessoas afirmou que os de olhos castanhos são mais confiáveis do que os de olhos azuis.
Familiaridade do rosto
O estudo afirma que não foi a cor dos olhos castanhos em si que causou a forte percepção de confiabilidade, mas sim as características faciais associadas aos olhos castanhos.
A morfometria geométrica do rosto, portanto, também teve efeito sobra a confiabilidade percebida pelas pessoas – no entanto, apenas em rostos masculinos. Em rostos femininos essa percepção não foi significativa.
A pesquisa, é claro, mostra apenas sobre como as pessoas são lidas de acordo com suas características e não aborda nada sobre a moralidade, lealdade e sinceridade dos analisados.
Pesquisas sobre comportamento
- Eis as pesquisas científicas que realmente têm potencial para mudar o mundo
- Sexo aumenta a inteligência, dizem pesquisas
- Pesquisa revela hábitos de consumo curiosos dos brasileiros no delivery