Piovani teve dor em uma posição sexual específica após cesárea: é normal?

https://www.instagram.com/p/BaG6UZMF6MU

Em seu canal no YouTube, “Luana Sem Freio”, a atriz Luana Piovani respondia perguntas de seus seguidores e, ao ser questionada sobre sexo pós-cesárea, revelou que sofreu incômodos para fazer a posição “mamãe e papai” ao ter relação sexual, uma das suas posições preferidas.

“Eu fiz cesárea e foi um inferno. É o único ‘senão’ de ter filhos, pois tive uma gestação maravilhosa, não inchei, não vomitei, meus filhos não deram trabalho. Mas a cicatriz [da cesárea] é chata, o pós-operatório é dolorido, fiquei andando cortada ao meio e tive muito incômodo na região de cima”, relatou a atriz ao mencionar a região abdominal.

Para driblar o desconforto na região da cicatriz da cesárea, eles optaram por fazer a posição “de ladinho”. A seguir, especialistas comentam sobre as precauções necessárias para fazer sexo após a cesárea. 

Ter relação após cesárea

istock

A recomendação dos profissionais é que mulheres após o parto natural tenham 40 dias de resguardo para a superfície da vagina cicatrizar. Na cesárea, se aconselha, pelo menos, 30 dias de pausa sexual, pois é esse tempo mínimo para a cicatrização acontecer.

Porém, é preciso lembrar que o sexo não se resume à penetração e se a mulher estiver se sentindo confortável é possível apostar em carícias que não prejudiquem sua recuperação pós-parto

O ginecologista e obstetra Elvio Floresti Junior explica que o desconforto no ato sexual depois do parto cesárea pode acontecer por diversos motivos, que vão desde os de ordem hormonal, por conta da amamentação, por exemplo, até os fisiológicos, por conta da cicatrização referente ao procedimento cirúrgico. 

“Antes de mais nada é preciso lembrar que a cesárea é uma cirurgia abdominal, como qualquer outra. Isso significa que terá as implicações de um corte em várias camadas de tecido, como é o caso”, pontua o especialista.

“A cicatriz torna a região menos elástica e, por isso, qualquer movimento que exige a contração do abdômen, como a posição ‘papai e mamãe’, durante o processo de recuperação, poderá causar dores”, comenta Floresti.

Falta de desejo sexual no pós-parto

iStock

“Muitas mulheres não querem fazer sexo logo depois de ter filho por ‘N’ motivos. Estão com a vagina seca, por conta da produção de hormônios da amamentação, têm todo o impacto que a mudança hormonal causa, além de precisarem se recuperar fisicamente do procedimento”, afirma o ginecologista Eliano Pelini.

Há outros motivos ainda para os possíveis incômodos, que podem ocorrer no sexo ou em qualquer outro esforço físico. “Quando a mulher faz laqueadura nas trompas depois do parto, é um procedimento que tem a recuperação mais complicada, por exemplo”, diz Pelini. 

“Mulheres que passam por mais de uma cesárea, por exemplo, também podem ter mais dificuldades na recuperação. A cicatriz fica hipertrófica, espessa, dolorida e incômoda”, pontua o especialista.

Ele também explica que há ainda casos em que a bexiga fica muito próxima ao útero na hora de finalizar a operação e isso pode causar fortes dores durante a relação sexual e desconforto na cicatriz da bexiga.

“Por isso, falar em dor na região da cicatriz da cesárea é algo muito relativo, pois podem ter diversos motivos”, afirma o médico. Por fim, ele comenta que há casos raros em que acontece endometriose ou adenomiose depois da cesárea, quando pequenas partes do útero podem colar na cicatriz da cesárea e causar um quadro mais grave. “É raro, mas pode acontecer”. 

“São 9 camadas de tecidos machucados e é claro que vão incomodar com grandes impactos ou movimentos, ainda mais no começo”. 

Relação sexual pós-parto: cuidados

Portanto, caso após o período indicado pelo médico para a recuperação passe e a dor persista, o especialista pode solicitar um ultrassom, fazer exame de toque, verificar a bexiga e fazer outros exames para detectar a origem do problema. 

“A tendência é que em 50 dias pós-cesárea a cicatriz esteja em ordem para suportar pressão de atividades físicas e o sexo”, afirma Pelini.

No caso de Piovani, que apontou a posição “mamãe e papai” como favorita, o médico explica os motivos pelos quais não é recomendada para quem está em recuperação pós-cesárea.

“Ao levantar a perna, os músculos do abdômen são contraídos, por conta do esforço”, diz. “Mas se ficar de lado, por exemplo, não haverá contração abdominal e provavelmente não irá doer”, recomenda.

Ele diz ainda que cada casal vai, aos poucos, descobrir a melhor maneira de voltar a ter relações sexuais. “A mulher precisa guiar o parceiro e apontar quando e em quais situações sente desconforto, para irem, assim, adaptando a relação”. 

Falta de desejo sexual