Atenção: Esta matéria contém teor sexual e é imprópria para menores de 18 anos.
Pontos “escondidos” no nosso corpo que podem levar ao orgasmo quase sempre são um conceito polêmico e geram muita curiosidade no mundo do sexo. Além do famoso (e questionado) ponto G, há outra zona erógena feminina descoberta ainda mais recentemente, que também provoca controvérsias: o ponto A.
Você já ouviu falar? Sabe onde fica e como estimulá-lo? A fisioterapeuta com especialização em uroginecologia e coach de relacionamento Cátia Damasceno nos explicou todas as particularidades deste ponto e como ele pode ser um caminho perfeito para o orgasmo na sua próxima transa.
Ponto A feminino
Descoberta
O ponto A é um conceito recente no campo do conhecimento sexual e, por isso, bastante controverso. A especialista Cátia Damasceno conta que ele foi descoberto na década de 90, mas os anatomistas nunca reconheceram sua existência. Isto porque, assim como o ponto G, o ponto A não é uma parte física do corpo da mulher e, por isso, não pode ser identificado na vagina.
“Muitos especialistas acham que o ponto A não existe. Mas, ele foi descoberto por um médico e se localiza próximo ao colo do útero”, explica.
O que ele faz
Basicamente, o ponto A é uma “chavinha” para “ligar” o orgasmo. Quando tocado de maneira certa, ele pode fazer com que a lubrificação da vagina aumente consideravelmente e torne o ápice da excitação sexual ainda melhor. Tudo porque esta área é, até onde se sabe, cheia de terminações nervosas. Elas resultariam, portanto, em mais sensibilidade durante o estímulo sexual e em um orgasmo pleno para a mulher.
Como encontrar
Para encontrar o ponto A, considerado mais uma zona erógena feminina, é preciso um pouco de paciência. Cátia explica que, quando a mulher está muito excitada, o colo do útero se retrai de 1 a 2 cm. Essa retração dificultaria o acesso ao ponto A.
“O médico que o identificou fazia um teste para aumentar a lubrificação vaginal e percebeu que só conseguia alcançar este ponto quando as mulheres ainda estavam em repouso”.
Como estimular

Dessa forma, Cátia explica que o dedo ou o pênis devem ser introduzidos quando a mulher ainda está em repouso e distante de atingir a excitação máxima no sexo. Os vibradores também podem ser usados para essa “tarefa”. “Prefira os modelos que são curvados para cima”.
Descubra seu corpo: aprenda a encontrar o ponto G