Preconceito contra gordinhas: como lidar?

O preconceito sofrido pela enfermeira Perséfone, personagem interpretada pela atriz Fabiana Karla na novela Amor à Vida, não é somente obra de ficção. Na vida real, muitas mulheres acima do peso também sofrem com olhares e comentários maldosos.

Leia também:

Vestido de noiva de Perséfone em Amor à Vida

Modelos consideradas gordinhas mostram que a moda é para todas

Plus size: moda das famosas gordinhas

Segundo o psicólogo Alexandre Bez, essas declarações não são inocentes e, geralmente, possuem traços de preconceito, despreparo emocional, medo de ser igual, infantilidade, falta de preparo relacional e inveja. Por conta do arbitrário culto à magreza, muitas pessoas não toleram as gordurinhas a mais, ficam sempre tentando ser iguais às modelos de capas de revistas e simplesmente condenam qualquer um que aceite sua condição acima do peso”, afirma.

Preconceito contra gordinhas

As situações desagradáveis vividas por Perséfone podem ser consideradas um reflexo do que acontece na sociedade. “Ela está sempre passando por momentos constrangedores. Esse bullying, muito presente também nas redes sociais, pode acabar com a autoestima da mulher, desencadeando uma série de problemas emocionais”, explica.

Como lidar com o bullying

Ele aconselha as pessoas que passam pela mesma situação da personagem da novela a levantarem a cabeça e continuarem se respeitando. “Se você se sentir abalada com os comentários maldosos, lembre-se de quem você é e mantenha seu valor. Se você decidir perder peso, faça isso por você, e nunca por alguém, sem perder sua essência corporal”, diz.

O mais importante é manter a autoestima e entender que não há nada de errado em ter alguns quilinhos a mais. “O errado é não se cuidar. O tamanho não importa, mas sim a qualidade de vida”, finaliza.