Quantas palavras um cachorro pode aprender?

Foi pensando nisso que Stanley Coren, um psicólogo norte-americano, fez uma série de pesquisas por meio das quais constatou que um cão treinado conhece cerca de 160 palavras. E isso vai mais além: alguns cães chegam a possuir um vocabulário tão rico quanto o dos bebês humanos.

Leia também:
Qual é mais inteligente, cachorro ou gato?
Border Collie: o cachorro mais inteligente que existe
Gato esperto fazendo xixi no vaso sanitário

O caso de Rico: um cão esperto

Um dos cachorros mais espertos do mundo 

Um caso muito interessante foi o do Border Collie chamado Rico, que foi a um programa de televisão com seu dono. Este afirmava que Rico conseguia compreender mais de 200 palavras, o que também intrigou pesquisadores. Assim, eles fizeram alguns experimentos com o cão.
O que eles descobriram foi que Rico não apenas era capaz de compreender mais de 200 palavras, distinguindo alguns objetos e comandos, como também capaz de aprender por eliminação. Por exemplo, eles colocavam vários objetos familiares ao cachorro em uma sala, e seu dono pedia que Rico pegasse um item que não constava no vocabulário do cão. Por eliminação, Rico acertava 70% das vezes.  Além disso, um mês depois os cientistas testaram a memória do cachorro em relação aos novos objetos. O resultado foi um acerto de 50%, que é comparável ao de uma criança de 3 anos.

Como os animais entendem as palavras

Será que cachorros aprendem como as crianças?

Na verdade, por mais que hajam semelhanças, a capacidade de aprendizado de um cachorro e de uma criança são diferentes. Por um processo de associação, os cachorros e os bebês aprendem que um objeto ou ação corresponde a um determinado som, como é o que acontece quando a mãe diz “mamadeira” ou o dono do cão diz “passear”.

Mas as semelhanças param por aí. Com o desenvolvimento das crianças, elas se tornam capazes de associar uma palavra a um conceito, fazendo então a ligação entre eles e até confundindo-os. Isso acontece com “mamadeira” e “comer”, “carrinho” e “brincar”, e assim em diante. Já os cachorros, quando ouvem o som correspondente ao objeto, apenas sabem que é um comando para pegar o objeto.

Ou seja, cães não compreendem conceitos subjetivos, como “amor” e “ódio”, pelo menos não da maneira que nós expressamos. E eles também não são capazes de compreender sentenças como usamos. O que eles podem, no entanto, é entender a nossa linguagem corporal, como gestos e tom de voz. Inclusive há estudos que indicam que cachorros podem reconhecer esses sinais melhor que outros animais, como macacos.

Vendo dessa maneira, fica claro que os cachorros são bastante espertos e possuem um grande potencial de aprendizado, mas dentro das capacidades associativas deles. Por isso, com adestramento, eles podem aprender mais de 100 palavras, ou até 200, como o Border Collie ico.

(Fonte: Como Tudo Funciona – UOL. Acesso em 11.03.2013.)

Matéria revisada por um profissional veterinário da Equipe AgendaPet.