Rafa Brites se arrepende de ter posado com barriga chapada pós-parto: ‘Me desculpem’

por | maio 17, 2019 | Comportamento

Textos a favor da maternidade real e apoiando a mulher em seu momento pós-parto tem sido cada vez mais frequente nas rede sociais, e a apresentadora e influencer Rafa Brites é uma que marca presença forte nesta discussão.

Recentemente, porém, ela se pronunciou de uma forma diferente da que costuma fazer. Isso porque a apresentadora disse ter se arrependido da forma como influenciou mulheres em um passado recente e, por isso, usou seu Instagram para pedir desculpa.

Rafa Brites se arrepende por incentivar barriga chapada

Agnews

Nove meses após dar à luz Rocco, ela estreou a capa de uma revista fitness mostrando sua boa forma logo após o parto.

A imagem foi reproduzida no Instagram da apresentadora. Porém, diferente do que muitas celebridade fazem ao recuperar uma antiga capa em que estrelaram revistas, Rafa não lembrou da capa com muito orgulho, mas com arrependimento por sua atitude.

Em texto compartilhado na rede social, Rafa contou que na época acreditava realmente que exibir uma barriga malhada poderia incentivar outras mães a fazerem o mesmo. “Achava que essa imagem incentivaria as recém mamães [dizendo] ‘ei, olha como podemos amamentar, recuperar o peso, a vida profissional… Bora fazer exercícios, aumentar a auto estima!’”, escreveu ela sobre seu pensamento da época.

Afinal, ela não problematizava o quanto tantas mulheres têm dificuldade de recuperar seu peso original pós-gravidez. Por isso, pediu perdão.

AgNews

“Que engano o meu. Me desculpem. Essa imagem gera uma frustração. Gera uma comparação. O número de mulheres que tem essa facilidade em perder peso é muito pequeno. O número de mulheres que saem de uma gravidez livres de estrias, peitos em pé é quase nulo. Que podem fazer drenagem linfática no pós parto… é irreal.”

Pode ter demorado um pouco, mas Rafa diz que hoje seu pensamento mudou e que o que ela acredita é que o emagrecimento não deve ser incentivado apenas por estética, mas por saúde.

“Claro, se for a sua, perder os quilinhos. Legal. Vai lá. Mas se não for a sua, isso não te faz uma mulher menos gostosa e linda. Importante cuidar da saúde. Pra mim é fundamental. Mas isso não está ligado a uma barriga chapada.”

Mais: ela enxerga que o que se deve incentivar é a autoestima de cada mulher. “Eu como uma influenciadora deveria ter percebido isso: essa imagem não me aproxima de ninguém. Ela me afasta. A minha boa forma dessa imagem é meu sorriso e minha habilidade de encaixar meu filho ali naquele lugarzinho da minha cintura, que nos mães somos craques. É estar com a cabeça boa, ultrapassar o baby blues…”

Por fim, Rafa ainda agradeceu amigas, como Preta Gil e Daiana Garbin, que a ajudaram a mudar sua concepção sobre o que se deve ou não incentivar mulheres.

“Obrigada por me incluírem nessa revolução através da consciência. Como é bom aprender e despertar! Não tenho o porquê esconder meu corpo, assim como não tenho o porquê me gabar dele. Eu o amo. Cada pedacinho pois ele tem o mesmo propósito de todos os corpos. Ser a morada de nossas almas.”

Confira o post:

Maternidade real