Se você constantemente tem dificuldade para pegar no sono ou desperta no meio da madrugada porque dorme ao lado de uma pessoa que ronca, saiba que além da irritação e do estresse, o barulho de um roncador pode fazer com que você sofra sérios problemas de saúde.
Dormir ao lado de alguém que ronca prejudica sua saúde
De acordo com um estudo conduzido pela Universidade Queens, no Canadá, uma pessoa que dorme ao lado de um parceiro que ronca tem aumentado os riscos de sofrer de problemas graves de saúde, como obesidade e até mesmo ataque cardíaco.
Ainda segundo os pesquisadores, o padrão inconstante de sono, resultado pela interrupção do descanso, pode elevar as chances de uma pessoa apresentar quadros de depressão e ansiedade.

O estudo ainda mostrou que outros impactos indiretos do sono interrompido por barulhos de ronco são perda de memória e metabolismo desregulado, que resultariam em queda na produtividade do trabalho, aumento de peso e elevação da pressão sanguínea, por exemplo.
Dormir ao lado de quem ronca à noite, diz o trabalho científico, também pode provocar problemas auditivos, já que a perda sonora seria equivalente a ter um descanso noturno ao lado de uma máquina industrial.
Por que as pessoas roncam
O ronco ocorre quando o ar passa através dos músculos da garganta que relaxam enquanto dormimos, fazendo com que vibrem. Isso significa que há algum tecido que está obstruindo a passagem do ar enquanto se inspira e expira.
Fatores como excesso de peso e inflamação do palato mole ou nas amígdalas são causas frequentes do ronco, assim como a possibilidade de apneia obstrutiva do sono.
Importância do sono para a saúde
- Dormir mal pode encolher seu cérebro e causar 6 problemas de saúde
- Ter muita dificuldade para dormir pode ter ligação direta com a depressão
- Dormir pouco é ruim, mas dormir demais também prejudica sua saúde
Original Author: Andrés Vilchis Original Author URL: https://www.vix.com/es/users/andres-vilchis
Original ID value: 221267
Original Site: es
Original URL: https://www.vix.com/es/salud/221267/los-ronquidos-de-tu-pareja-pueden-estarte-costando-anos-de-vida