Com os celulares é possível enviar e receber mensagens de todo mundo em tempo real, checar os e-mails e o Facebook, acessar sua conta do banco, descobrir a melhor rota para voltar para casa e tirar fotos incríveis para postar no Instagram. Não é à toa que os smartphones viraram os companheiros número um de homens e mulheres e também um dos itens mais furtados nas grandes cidades. Mas, você sabe o que fazer se tiver o celular roubado?
Leia também:
Qual tipo de usuário de celular você é? Teste traça perfis divertidos
7 truques infalíveis para tirar a selfie perfeita (e os 5 melhores celulares para isso)
Qual é o melhor smartphone? Veja 7 opções baratas que valem MUITO a pena
Para proteger seus dados e evitar que sua conta seja utilizada por terceiros, é preciso tomar uma série de providências, que envolvem bloqueio do aparelho e limpeza de dados. Veja como agir:
Como bloquear um celular roubado
Bloqueio de chip e IMEI
Nessa situação, a primeira medida costuma ser bloquear o chip do celular para que gastos extras não apareçam na conta. Porém, poucas pessoas sabem que também é possível inutilizar o aparelho, impedindo que ele funcione mesmo com outro chip.
Para isso, basta anotar o IMEI (International Mobile Equipment Identify), número que pode ser encontrado na nota fiscal, na caixinha do aparelho e até mesmo na tela – basta digitar *#06#. Se o seu celular for roubado, faça um boletim de ocorrência na Polícia Civil e depois entre em contato com a sua operadora e bloquei tanto o chip quanto o IMEI. Esse bloqueio, no entanto, não impede o acesso aos dados armazenados, como fotos ou vídeos.
Gerenciador do sistema
Você também consegue bloquear o celular pelo gerenciador de sistema, mas é preciso configurar sua conta o quanto antes.
Android
Utilize o Android Device Manager, do Google, fazendo login com a conta registrada no aparelho. Selecione o item de configuração de bloqueio e limpeza. Na opção “limpeza remota”, todos os dados do dispositivo são apagados, incluindo e-mails, agenda, contatos, fotos, músicas e arquivos pessoais.
iOS
Quem tem um aparelho da Apple deve entrar na iCloud de outro iPhone, fazer o login na AppStore ou iTunes e clicar em “Buscar meu iPhone”. Clique no “i” e siga as instruções.
Windows Phone
Acesse a opção “Localizar meu telefone” na loja virtual. Ao configurar o serviço, você encontra opções para “tocar”, “apagar” e “bloquear” o celular.
Outras dicas
- Como prevenção, é importante manter um backup atualizado de seus dados e agendas. Assim, você não fica completamente “na mão” se algo acontecer com o aparelho.
- Evite manter dados confidencias salvos no aparelho, como senhas de banco, documentos importantes ou até mesmo fotos íntimas.
- Baixe aplicativos gratuitos de rastreamento.
- Garantir um seguro para seu smartphone também é uma alternativa que vai te proporcionar mais segurança e confiança.