Se alguém está mentindo para você, é bem provável que use alguma dessas frases

por | dez 12, 2017 | Comportamento

Um bom mentiroso sabe inventar grandes histórias e normalmente é bastante habilidoso com as palavras, mas saiba que até mesmo o maior dos farsantes pode se trair e soltar algumas frases que denunciam suas mentiras.

Saiba como identificar uma história falsa, de acordo com os ensinamentos de Pamela Meyer, autora do livro “Liespotting: Proven Techniques to Detect Deception” (técnicas comprovadas para detectar a mentira, em tradução livre:

Como identificar uma mentira: frases que ajudam a detectar 

iStock

“Onde eu estava ontem à noite?”: mentirosos têm o hábito de responder a uma pergunta com outro questionamento quando são confrontados. A medida serve como atalho para ganhar tempo e inventar uma história.

“Eu NUNCA te traí quando fiz aquela viagem”: o uso do “nunca” onde um simples “não” seria o suficiente, segundo a especialista, também pode sinalizar uma mentira.

“Eu me recuso a falar sobre isso”: a frase é de uso comum entre pessoas que mentem e tentam desviar o assunto. Quando alguém não tem nada a esconder, dificilmente se recusará a conversar sobre o assunto.

ShutterStock

“Para dizer a verdade …”: curiosamente, frases que começam com a sentença e uso de palavras como “honestamente” e “eu juro ” também podem indicar uma mentira. Elas são adotadas por mentirosos para reforçar a ideia de que não estão, supostamente, escondendo fatos.

“Primeiro saímos do trabalho, depois fomos ao bar e…”: segundo a autora, a construção de frases nesses modelos é comum entre mentirosos habilidosos. Colocar o assunto em definida ordem cronológica indica uma falsa história ensaiada, que evite deslizes que possam ser comprometedores.

Curiosidades sobre mentiras e mentirosos