Não há como dissociar a imagem de Madonna de coisas como sutiãs em forma de cones e simulações de masturbação feitas em palco (vide os shows da Blond Ambition Tour, de 90). A estrela quebrou paradigmas, levantou bandeiras e chocou diversos setores da sociedade. Você deve se lembrar do clipe “Like a Prayer”, de 1989, que apresentava várias simbologias católicas e um santo negro sendo beijado pela cantora. O vídeo foi considerado profano pelo Vaticano.
E quem não se recorda da fase “Erotica”? Em 1992, junto com o álbum, Madonna publicou o livro “Sex”, em que posava para fotos extremamente sensuais e falava sobre diversas fantasias sexuais, incluindo lesbianismo e sadomasoquismo. A obra polêmica virou best seller. Mais velha, mas não menos atrevida, em 2003, a pop star escandalizou mais uma vez com um beijo na boca dado nas “seguidoras” Britney Spears e Christina Aguilera, no MTV Video Music Awards, transmitido para todo o mundo.
Madonna gosta de tudo arrumado e ensina os filhos o mesmo – são eles que guardam suas próprias roupas nas gavetas, sem a ajuda de empregados!
Depois de tudo isso, Madonna ainda foi capaz de escrever mais livros, que surpreenderam não por falarem de sexo, mas, desta vez, por serem inocentes, voltados para o público infantil. Veja só, a estrela “causou” até mesmo quando resolveu adotar uma criança de um país subdesenvolvido, em 2006. Numa visita ao Malawi, na África, ela conheceu David Banda, com 1 ano na época. O ato dividiu opiniões, mas a cantora acabou ganhando o direito de cuidar do menino.
Mulher e mãe
A rainha dos escândalos, porém, mostra-se “careta” e tradicional na vida pessoal. Hetero, não fuma, não usa drogas, nunca foi detida embriagada, não dispensa as atividades físicas, não come carne e mantém uma dieta disciplinadíssima. Dá para afirmar que Madonna seria uma espécie de suma da essência feminina, com suas dicotomias, contradições e fases distintas. Camaleônica, ela é capaz até de mudar de nome. Primeiro, incluiu Veronica antes do sobrenome, durante sua crisma, ainda jovem. Ao abandonar de vez o catolicismo e se iniciar na cabala, decidiu usar também o nome Esther.
Como ela consegue manter aquele corpo perfeito aos 50 anos? Alimentação controlada e muita malhação, sempre! Para ficar tonificada e musculosa, Madonna foi adepta de uma dieta macrobiótica, não saía da academia e corria quilômetros. Depois, resolveu apostar em um corpo mais curvilíneo, mais apropriado para uma mulher madura e mãe. Foi aí que entrou de cabeça na ioga, que pratica até hoje. Ela já não é tão rigorosa em relação à dieta – voltou a comer peixes e aves. Mas não abre mão de litros de água e variedade nos exercícios. Embora não admita, especialistas no assunto garantem que a cantora já apelou para o bisturi, mesmo que em cirurgias plásticas leves.
A estrela, além de obcecada por ginástica, também tem compulsão por limpeza. “Sempre que ela se hospeda em um hotel, ela faz uma faxina. Madonna gosta de tudo arrumado e ensina os filhos o mesmo – são eles que guardam suas próprias roupas nas gavetas, sem a ajuda de empregados!”, cita o fã Alexandre Gallo. E por falar em filhos, dá para perceber que, como mãe, ela sabe dar limites à cria e se realizou plenamente após a maternidade. O primeiro rebento aconteceu em 1998, quando engravidou de seu personal trainer Carlos Leon e deu à luz a Lourdes Maria Ciccone Leon. Em 2000, teve outro filho, Rocco John com o diretor Guy Ritchie, seu atual companheiro. O pequeno David Banda juntou-se à família em 2006.
Apesar de seus casamentos – com o ator Sean Penn, que terminou em 1988, e com Guy Ritchie – terem ficado na berlinda, Madonna controla bem a exposição de sua privacidade. A cantora, aliás, fez uma verdadeira operação antiimprensa na união com Ritchie, em 2000, impedindo a entrada de fotógrafos e repórteres. Seguindo o lado “tradicional” da loura, o casamento teve direito a vestido de noiva e cerimônia em um castelo da Escócia.