A prática do sexo casual, bastante comum entre jovens, pode ser uma boa maneira de explorar e conhecer o próprio corpo e os sentimentos, mas, mesmo quando realizada com segurança, pode acabar trazendo efeitos colaterais indesejados.
Sexo casual: lado negativo
Pelo menos é o que aponta uma pesquisa que revelou que jovens que transam sem compromisso são mais propensos a sofrer de depressão e ansiedade do que aqueles que não adotam o comportamento.
O estudo sobre sexualidade entre jovens, feito com mais de 3.900 rapazes e moças dos Estados Unidos de mais de 30 instituições acadêmicas, afirma que existe uma associação direta entre sexo casual e saúde mental.
Os resultados mostraram, através de entrevistas e análises, que estudantes universitários que transaram com alguém que conheciam por menos de uma semana – o que os especialistas definem como “sexo casual” – eram mais propensos a apresentar sofrimento psicológico.
De acordo com os autores do trabalho, feito pela Universidade Estadual da Califórnia, entre os estudantes universitários heterossexuais, o sexo casual foi mais associado a sofrimento psicológico do que ao bem-estar emocional, para ambos os gêneros.
Ansiedade: causas e tratamentos
- Estresse e ansiedade não são a mesma coisa: saiba diferenciar
- 6 maneiras de combater a ansiedade sem remédios
- O que provoca uma crise de ansiedade e como sair dela?