Viajar te deixa mais criativo. Confira esse e outros bons motivos para fazer as malas

por | nov 27, 2019 | Comportamento

Se você está precisando de uma boa desculpa para arrumar as malas e pegar o próximo avião com destino à felicidade, acabou de encontrar. Um experimento realizado nos Estados Unidos revelou que, quando viajamos, o cérebro trabalha de forma mais eficiente e criativa.

A pesquisa foi feita na Universidade de Indiana, na cidade de Bloomington. Ela mostrou que quando você se distancia geograficamente dos problemas, é capaz de encontrar soluções menos óbvias para eles. No experimento, os voluntários tinham que propor soluções de transporte para a cidade. Uma parte deles estava na universidade e a outra, na Grécia. As melhores soluções vieram dos alunos de fora. Quanto maior a sua bagagem cultural, maiores as suas referências para pensar em alternativas que os outros não são capazes.

Viajar ainda traz outros benefícios para a saúde física e emocional. Se você ainda não escolheu seu próximo destino, fica a dica: com Itaucard, suas compras do dia a dia viram pontos, que viram descontos em passagens aéreas. Dá para conhecer vários lugares e colecionar histórias gastando bem pouco.

Benefícios de viajar

Melhora a confiança e autoestima

Viajar significa encarar o desconhecido. Você vai se deparar com várias situações que precisam de jogo de cintura e pensamento rápido. “Socorro, tô sem internet! Como eu faço para voltar para o hotel?”. Mandar bem na resolução desses imprevistos vai deixar sua confiança e autoestima lá em cima.

Desenvolve a habilidade social

Em todos os caminhos, você acaba conhecendo gente. Seja na hora de pedir uma informação, seja para juntar uma galera e baratear o aluguel do carro para fazer um passeio. Quando você menos espera, está voltando para casa com doze amigos, cinco convites para jantar e outra viagem marcada.

Aumenta a capacidade cognitiva

Sair da zono de conforto funciona como reiniciar o cérebro. Ele sai da rotina, que é monótona e cheia de atividades pré-estabelecidas, e é colocado sob um sinal de alerta em que tudo é novo e interessante – afinal, você não sabe o que vai encontrar ao virar a próxima esquina. Acessar novas informações e culturas expande o cérebro, aumenta a capacidade de aprendizado e o processo cognitivo. A boa notícia é que dá para estimular sua mente mesmo sem viajar: cinema, teatro e livros são ótimos para abrir a cabeça.

Contribui para a saúde cardiovascular

Pessoas que viajam mais tendem a ser menos sedentárias. É um tal de pega avião, faz passeio, carrega mala, anda até lugares que você nem sabia que existiam e volta para o hotel. É importante frisar que a atividade física regular é fundamental para manter a saúde em dia e que o seguro viagem saúde é o seu melhor amigo.

Cria boas lembranças

Ter boas lembranças ajuda na produção de seratonina e endorfina, hormônios associados às sensações de bem-estar e bom humor. Ter um acervo rico de memórias felizes para acessar naqueles dias de baixo astral vai te ajudar mais do que você imagina.

E aí, partiu férias? Para aproveitar ao máximo os benefícios de viajar, você também pode aproveitar os benefícios. Comece usando os pontos para comprar as passagens aéreas. Em algumas redes hoteleiras, ele oferece 30% de desconto e se você gosta de cultura, fique ligado: em diversos pontos do Brasil, dá para pagar só metade do valor de ingressos para cinema  e teatro