Você funciona mais à noite? Cérebro humano aprende melhor neste período do dia, diz estudo

A hora do dia pode influenciar a capacidade de aprendizagem e, segundo um estudo da Universidade de Adelaide, na Austrália, existe uma parte do cérebro que aprende com mais eficácia à noite.

Cérebro humano aprende melhor à noite

Liderada por Martin Sale, estudante de pós-graduação da instituição, a pesquisa mostrou que o córtex cerebral, área do cérebro que controla os movimentos, é capaz de aprender melhor à noite do que de manhã.

Para chegar à conclusão, os estudiosos usaram uma bobina magnética sobre a cabeça para estimular a atividade nervosa no cérebro e a ligaram a um estímulo elétrico da mão.

Foi descoberto então que a capacidade do cérebro de controlar os movimentos das mãos é influenciada pela hora do dia.

As mudanças mais significativas são induzidas quando os experimentos são realizados à noite, em comparação com as manhãs, indicaram os experimentos.

Sale aponta que as descobertas podem ter implicações no tratamento de pessoas que estão se recuperando de lesões cerebrais.

Na terapia de reabilitação para pessoas que tiveram um Acidente Vascular Cerebral (AVC), por exemplo, podemos talvez identificar uma hora do dia em que seu cérebro está mais receptivo à terapia, agilizando potencialmente a melhora, afirmou o estudante.

Mas antes que a pesquisa tenha aplicação prática, mais estudos são necessários para entender por que essa parte do cérebro é mais receptiva à noite.

“Existem muitos hormônios que flutuam ao longo do dia e eles certamente podem ter um efeito no aprendizado e na memória. Achamos que possivelmente uma combinação desses hormônios está influenciando nossos resultados”, diz Sale.

Cérebro e aprendizado