Quando um garoto do Malaui, um país da África, encontrou uma saída para resolver o problema da fome e da seca em seu vilarejo , ele nunca imaginou que seu feito se tornaria uma obra cinematográfica da maior plataforma de filmes e séries do mundo, a Netflix. Conheça a real história por trás de “O Menino que Descobriu o Vento”:
História real de “O Menino que Descobriu o Vento”
O filme ” O Menino que Descobriu o Vento”, primeiro longa dirigido por Chiwetel Ejiofor, conta a história de William Kamkwamba, um menino africano que salvou seu vilarejo da fome e da seca.
10 anos antes da estreia do filme, ele participou de uma Conferência TED (Tecnologia, Entretenimento, Design), que publica palestras online para distribuição gratuita sob o lema “idéias que merecem ser compartilhadas”, e contou sua história no palco do evento.
Em 2006, quando William tinha 19 anos, o vilarejo onde ele morava no Malaui estava enfrentando uma situação muito difícil: seca e escassez de alimentos.
https://www.instagram.com/p/91eWlRrqXC/
Nessa época, ele estava na escola e foi até a biblioteca, começou a ver livros de física e, mesmo sem o domínio do inglês, foi capaz de interpretar imagens e diagramas para entender o que estava nas páginas.
Em um dos livros, havia uma explicação de como um moinho poderia bombear água e gerar energia elétrica. Foi aí que ele decidiu construir um moinho sozinho.
William contou que teve que improvisar a matéria-prima e usou todo o tipo de material que tinha à sua disposição, como partes de bicicletas, roldana, tubo de PVC, ventilador de trator, amortecedor e outras peças enferrujadas para construiu o moinho que, além de gerar energia para ligar quatro lâmpadas e dois rádios em sua casa, começou a irrigar toda a vila.
https://www.instagram.com/p/91Zc1ULqbu/
A invenção do jovem acabou funcionando e eles começaram a desenvolver o plantio no vilarejo, o que resolveu boa parte dos problemas das pessoas que moravam lá.
A atitude de William foi se espalhando e ele se tornou famoso por ter realizado algo tão importante, não é à toa que sua história virou livro e filme.
Ele narrou toda a história durante a conferência e revelou que, no início, ninguém acreditou nele, nem mesmo sua mãe.
https://www.instagram.com/p/91WIR-LqSI/
William ainda aproveitou seu exemplo para deixar um recado inspirador: “Eu gostaria de dizer algo muito importante para todas as pessoas, assim como eu, para os africanos e para os pobres: se você está lutando por seus sonhos, Deus vai te abençoar. Talvez um dia você verá seu feito na internet. Confie em você e acredite. Não importa o que aconteça, não desista!'”.