Faixa preta em Jiu-Jitsu e Muay Thai, Dayana Silva faz vídeos para ensinar mulheres a se defenderem em situações de risco
Dayana Silva, atleta de MMA e faixa preta em Jiu-Jitsu e Muay Thai, começou sua carreira no mundo dos esportes por meio de um projeto social em Nova Iguaçu, ainda adolescente.
Sendo uma apaixonada pelo mundo das artes marciais, ela acredita que lutar pode mudar vidas. Por isso, a carioca atualmente compartilha técnicas de defesa pessoal para mulheres em seu TikTok, onde conta com mais de 467 mil seguidores.
Abaixo, confira 3 delas:
Técnicas de defesa pessoal
- O que fazer se for arrastada pelo chão
No caso de o agressor arrastar a vítima pelos cabelos no chão, Dayana orienta a nunca fazer força para o lado contrário, já que isso causará mais dor.
A atleta indica que a ela deve colocar as mãos nas do agressor e forçá-las para frente, aliviando a pressão do seu couro cabeludo. Em seguida, gire as pernas em direção a ele e acerte no rosto ou joelhos.
Por fim, faça a “levantada técnica” do jiu-jitsu: apoie uma das mãos no chão e mantenha outra ativa para a proteção. E, ao levantar com a perna do mesmo lado da mão que está apoiada, Dayana indica que é a hora de fugir.
- Como agir em caso de violência doméstica
Em um dos vídeos, Dayana ensina uma opção do que fazer em tentativas de asfixia ou estrangulamento.
A vítima, abaixo do agressor, deve levantar um dos braços de modo que seu cotovelo atinja o antebraço dele e, logo em seguida, parte do rosto ou queixo com a mão aberta ou fechada – nesse caso, o ideal é usar a lateral da mão para evitar fraturas na vítima.
*Ligue 180 para a Central de Atendimento da Mulher em caso de agressões domésticas. Este é um serviço de utilidade pública essencial para o enfrentamento à violência contra a mulher.
- O que fazer se for atacada dentro de um carro
Na situação em que o agressor aborda a vítima por trás, que é a motorista do carro, Dayana explica que ele provavelmente tentará apertar seu pescoço.
Por isso, cole seu queixo no peito e proteja as laterais da cabeça com as mãos, evitando que algum golpe te faça perder a consciência.
Contudo, se o agressor conseguir passar um dos braços por seu pescoço, segure em seu punho, com a palma da mão virada para frente, passe para o outro lado e puxe como se fosse uma alavanca. Por fim, abra o carro e corra para pedir ajuda.