Criticada por envelhecer e seguir posando de biquíni, esta modelo dá lições de autoaceitação

por | jan 10, 2023 | Empoderamento

Paulina Porizkova não é um nome muito conhecido pelo grande público, mas ela certamente já faz parte do grupo das famosas que inspiram e quebram mitos sobre o envelhecimento. Apesar de ser exemplo de beleza e jovialidade, a ex-modelo não fica livre de críticas ao fato de que segue mostrando o corpo como sempre fez.

Diante destas críticas, porém, ela não se abala – e, no Instagram, a ex-modelo de 57 anos rebate da melhor forma os comentários maldosos sobre sua aparência e idade: naturalizando o envelhecimento e mostrando que quem toma estas decisões é ela.

Ex-modelo faz importante reflexão sobre beleza real

Apesar de ainda se enquadrar em uma série de padrões estéticos, a ex-modelo Paulina Porizkova não escapa de críticas. Isso porque, mesmo aos 57 anos, idade em que, para muitos, é impróprio mostrar de forma muito reveladora o corpo, ela segue celebrando a aparência com naturalidade – e rebatendo com classe os julgamentos que recebe.

Em uma publicação, por exemplo, Paulina compartilhou com os seguidores um exemplo de comentário que, segundo ela, constantemente aparece em suas postagens. “Você deve estar sofrendo muito para continuar postando fotos de biquíni na sua idade. Sempre achei que envelhecer e ficar feio é mais difícil para as pessoas bonitas”, iniciava a mensagem.

A pessoa ainda afirmava que “perder a graça” seria algo mais difícil para quem é belo, já que os “feios” estariam acostumados a isso. “Em suma, sinto sua dor e rezo para que aceite os termos de sua mortalidade. Todos nós ficamos feios e velhos, você só precisa se acostumar com o fato de que você não é melhor do que o resto de nós”, disse o perfil.

Ao expor o comentário, porém, Paulina o fez junto de uma foto na qual aparece de biquíni, e aproveitou para dividir com os fãs palavras poderosas sobre beleza, envelhecimento, misoginia e preconceito. “Os homens mais velhos são distintos, as mulheres mais velhas são feias. As pessoas que acreditam que ser bonita é o mesmo que ser bela não entendem a beleza”, afirmou.

A ex-modelo disse ainda que, para perceber a beleza, é preciso ser capaz de enxergar de verdade. “É por isso que acredito que ficamos melhores com a idade. Conquistamos nossa beleza, entendemos o que é e podemos vê-la muito melhor. Não existe feio e velho. Apenas míope e ignorante”, concluiu.

Mulheres empoderadas