Se você colocar na ponta do lápis, vai descobrir que gasta uma quantia de dinheiro muito grande por mês com produtos de limpeza. É claro que eles são indispensáveis para manter a casa higienizada e agradável, mas será que você não está comprando mais do que deveria?
Leia também:
Segundo a personal organizer Ingrid Lisboa, a maior parte das pessoas compra produtos desnecessários e, ainda por cima, faz mau uso deles, gastando uma quantidade maior do que a recomendada a cada limpeza. “Tanto nas classes baixas como nas ricas, compra-se, gasta-se e desperdiça-se muito produto de limpeza. E o resultado não é, necessariamente, uma casa mais limpa“, garante a profissional. Ela ensina cinco dicas que vão reduzir consideravelmente seus gastos com esse tipo de compra sem prejudicar a higienização da sua casa:
Tenha apenas um produto de cada tipo. É importante conhecer aquilo que se está comprando. ‘Muitas vezes, você compra produtos similares de marcas diferentes só por causa do perfume’, diz a personal organizer. Informe-se sobre a função de cada produto e compre apenas uma amostra de cada.
Crédito: Thinkstock
Evite desperdício. Muitos produtos devem ser diluídos em água, mas as pessoas nem fazem ideia, porque não leem as instruções na embalagem. ‘São vários, acredite. Além de desperdiçar, você corre o risco de manchar móveis e pisos. Leia a embalagem antes de aplicar o produto’, indica Ingrid.
Crédito: Thinkstock
Saiba o que é dispensável. Para lavar roupa, por exemplo, o sabão e o alvejante são essenciais. Porém, segundo Ingrid, o amaciante é dispensável. Se desejar, acrescente um pouco de vinagre de vinho branco na lavagem para deixar as roupas mais macias, ou, se seu objetivo é deixar um cheirinho gostoso nas peças, use perfume para tecidos.
Crédito: Thinkstock
Saiba aproveitar o que você tem em casa. Ingrid afirma que, além de caros, os produtos de limpeza industrializados nem sempre são a melhor solução. Eles podem conter tóxicos, que causam alergia e degradam o meio ambiente, ou simplesmente serem ineficazes, garantindo apenas um cheirinho gostoso, sem limpar profundamente…
Crédito: Thinkstock
…Como alternativa, ela indica três alimentos que todo mundo tem em casa e que são muito eficientes: vinagre branco (mata germes, tira manchas, dissolve gordura e neutraliza odores), limão (remove manchas difíceis de sair e clareia) e bicarbonato de sódio (elimina bactérias e tira manchas de roupas e panelas).
Crédito: Thinkstock
Invista em panos de boa qualidade. Se o tecido for ruim, vai desperdiçar produto na hora da aplicação. ‘Dê preferência aos panos 100% algodão, ou, para um investimento ainda melhor, os de microfibra. Eles atraem o pó, são fáceis de limpar e estão disponíveis em várias cores, facilitando a separação dos panos por tipo de uso: cozinha, vidros, banheiro, etc.’, sugere a especialista.
Crédito: Thinkstock