A manutenção dos móveis de madeira e especialmente os cuidados na hora da limpeza são essenciais para evitar danos e fazer com que eles fiquem bonitos e durem mais tempo. Porém, é bastante comum cometer erros sem sequer se dar conta – o que, aos poucos, detona todos os móveis e prateleiras da sua casa. Veja alguns dos mais comuns e mude seus hábitos na hora da faxina.
Leia também:
Como tirar manchas da madeira: veja dicas
Como limpar móveis de madeira, MDF e laqueados
5 formas de transformar móveis com muito estilo gastando quase nada
Como limpar madeira: erros para NÃO cometer
Passar lustra-móveis – É um dos erros mais comuns. Afinal, o produto é feito para lustrar móveis, certo? Porém, ele pode danificar a cor da madeira e deixá-la com aspecto feio e envelhecido em pouco tempo. Caso não queira abandonar essa hábito, ao menos reduza a quantidade de produto aplicado, isso já ajuda a conservar o móvel.
Passar pano molhado – O acúmulo de água é prejudicial e pode manchar a superfície da madeira. O ideal é limpar com o produto certo usando pano seco. No máximo, levemente umedecido.
Usar produtos para limpeza geral – Aqueles desengordurantes ou limpadores comuns de uso geral devem ser totalmente abandonados na hora de limpar madeira. O certo é usar sabão de coco neutro, aplicado com pano seco ou úmido.
Passar panos de chão – Tenha um pano exclusivo para limpar seus móveis de madeira. Usar os panos de chão comuns pode levar resíduos prejudiciais à madeira.
Usar esponja – Parece estranho? Acredite: existem muitas pessoas que apostam na esponja para tirar poeira, marcas ou gorduras da madeira. Mas nunca faça isso. Esponjas são duras e ásperas e riscam e danificam a superfície.
*Dicas da ProCompra, plataforma de intermediação de serviços de móveis planejados.