Aliar decoração e praticidade é uma tarefa complexa, porém necessária para facilitar o dia a dia da casa, principalmente em ambientes cuja atividade é mais intensa e frequente, como a cozinha. Para facilitar essa tarefa e ganhar um ambiente funcional e bonito, a arquiteta Sabrina Campos, da Telhanorte, indica sete aspectos que você não pode deixar de se atentar na hora de planejar o cômodo. Confira.
Leia também:
Como decorar cozinha pequena
Utensílios para cozinha: veja seleção de itens criativos e divertidos
Dicas de decoração para banheiro: dê charme ao ambiente
Como decorar a cozinha
Eletrodomésticos – ao projetar os ambientes do zero é importante saber quais eletrodomésticos serão usados e onde eles serão posicionados. Assim, você pode garantir tomadas suficientes, nas voltagens certas e posicionadas corretamente.
Piso – “No caso de salas integradas com cozinhas, você pode utilizar o mesmo piso para dar sensação de mais espaço ou utilizar pisos diferentes para delimitar os espaços sem barreiras visuais”, indica Sabrina.
Tinta – o principal aspecto a ser considerado é a resistência e durabilidade da tinta. A arquiteta recomenda, nesse caso, tintas epóxis à base de água, que aguentam melhor lavagens frequentes.
Decoração funcional – “quem tem cozinha americana deve investir em uma coifa – equipamento absorve a fumaça e o cheiro de gordura durante a preparação dos alimentos”, recomenda a profissional, “para a tubulação a coifa não aparecer, invista no rebaixamento do teto com gesso”, completa.
Luz – para cozinhas, a iluminação fria é a mais recomendada. “Prefira LEDs ou lâmpadas eletrônicas com temperatura de cor em 5 e 6.5 mil K”, indica Sabrina.
Luz – para cozinhas, a iluminação fria é a mais recomendada. “Prefira LEDs ou lâmpadas eletrônicas com temperatura de cor em 5 e 6.5 mil K”, indica Sabrina.
Iluminação a mais – se a lavanderia fizer parte do corredor ocupado pela cozinha, utilize divisões de vidro entre os ambientes. Com isso, você aproveita melhor a iluminação natural da área de serviço na cozinha.
Organização – nichos de madeiras, cestos de roupas e caixotes organizadores, que podem ser usados tanto em bancadas quando dentro dos armários são boas ideias para organizar produtos de limpeza e outros itens.