7 erros que você comete ao guardar roupas

O armazenamento correto de roupas, toalhas, lençóis e outros tecidos garante não só maior facilidade no dia a dia para encontrar as peças desejadas como evita que o material estrague devido ao contato com cabides inadequados, umidade e excesso de luz solar, dentre outros fatores. A proprietária da rede de lavanderias Lavasecco, Maria Alzira Linares, listou os 7 erros mais comuns que as pessoas cometem ao guardar roupas no armário.

Leia também:
Como arrumar o guarda-roupa
Dez erros na hora de lavar as roupas
Como evitar mau cheiro no guarda-roupa

Você não separa suas peças por categoria. Para não perder tempo e nem deixar peças esquecidas no fundo da gaveta, o ideal é separar suas roupas em categorias. Maria Alzira sugere a organização de acordo com o clima (frio, calor e meia-estação), frequência de uso (diário, eventual e festa) e tipo de peça (camisa, blusa, vestido, calça, blazer, etc.). Outra sugestão para economizar ainda mais tempo é guardar as roupas por cores.

Você não limpa o armário periodicamente. É necessário higienizar armários, prateleiras e gavetas a cada seis meses. Aproveite a oportunidade para doar peças que você não quer mais.

Você não reformula o armário com a chegada de uma nova estação. No verão, guarde seus casacos e blusas de lã e deixe as peças frescas à mão. Com a chegada do inverno, troque as peças de lugar, deixando as roupas quentes em um lugar de fácil acesso.

Você pendura suas peças de couro em qualquer cabide. As roupas de couro correm o risco de se deformar quando penduradas em um suporte inadequado. É necessário usar cabides anatômicos, com ombros largos, para não marcar ou mesmo furar e rasgar a peça.

Você não protege suas peças de couro da luz. A incidência de luz direta causa danos no couro. O ideal é manter as peças protegidas por capas de TNT.

Você não deixa suas peças de couro respirarem. Essas roupas devem ser retiradas do armário a cada seis meses e colocadas em local arejado e ao abrigo de luz direta (seja solar ou artificial).

Você guarda vestidos de festa, edredons e outras peças em plásticos. A umidade e o calor facilitam o aparecimento de manchas amareladas e fungos que podem comprometer a peça permanentemente.