9 erros de faxina que até sua avó cometia – mas que você pode corrigir

por | jun 30, 2016 | Casa

Diante das inúmeras opções de produtos de limpeza até pessoas mais experientes em faxina podem se perder na hora de higienizar a casa. Alguns hábitos aprendidos com sua mãe ou avó costumam ser levados a diante, mas nem sempre são eficazes. Conheça 9 erros de faxina que até sua avó cometia – mas que você pode corrigir:

Leia também: 
7 produtos de limpeza que deixam a casa brilhando 
Como tirar mancha de gordura da roupa 
Produtos de limpeza que você nunca deve misturar

O álcool doméstico não serve para desinfetar os ambientes. Para higienizar bem cozinhas e banheiros, o ideal mesmo é optar por desinfetantes ou água sanitária.

Borracha escolar mais atrapalha do que ajuda na hora de eliminar riscos nas paredes. A melhor opção é utilizar um pano úmido com saponáceo líquido.

Água sanitária nunca deve ser misturada com outros produtos de limpeza por poder causar riscos à saúde. Combinar o produto com sabão em pó, por exemplo, é um hábito comum, mas que dificulta ainda mais a faxina.

Todo mundo conhece uma receita caseira de limpeza com limão e vinagre, mas eles nem sempre funcionam para todos os tipos de faxina. Uma boa utilização da fruta é na hora de remover gordura, como fogão, por exemplo. Já o vinagre é bastante útil para evitar mofo e maus odores.

O bicarbonato de sódio pode ser sim bastante útil na hora de remover manchas, mas apenas se for misturado com álcool. A solução, no entanto, não deve permanecer muito tempo sobre o tecido por ser abrasivo.

Ao contrário do que muita gente imagina, mármore não pode ser higienizado com todo e qualquer produto. Água sanitária e saponáceo, por exemplo, podem danificar o material. O melhor é aplicar apenas detergente líquido diluído em água.

Sabão em pó deve ser usado apenas para higienizar roupas. Na hora de limpar o chão, o melhor é evitar o produto e utilizar apenas os específicos para a faxina de pisos.

Produtos multiuso, ao contrário do que diz a propaganda, não possui mil e uma utilidades. São excelentes sobre áreas laváveis, mas devem ser evitados em metais e madeira.

Passar uma vassoura no chão não é a solução básica para a faxina. O procedimento espalha ácaros e micro-organismos e não realiza uma boa limpeza. Prefira aspirar a poeira e finalizar com um pano úmido.