Decorar uma casa não é uma tarefa tão fácil quanto parece. Por mais capricho que se tenha, combinar detalhes e as cores das paredes, estofados e objetos pode valorizar, como também destruir sua decoração. É normal que, quando temos o nosso cantinho, sempre procuremos deixá-lo com a melhor aparência possível. Porém, pintar uma parede não é o mesmo que errar na composição do vestido e sapato. Infelizmente, não dá para você voltar correndo e mudar todo o look. Mas, seguindo algumas dicas, é possível deixar o ambiente harmonioso e muito aconchegante e, o melhor, não desperdiçar tempo, nem dinheiro.
Como misturar a moda e a decoração? A arquiteta Rosilene Fontes dá a dica perfeita: “Cores neutras, como o branco, preto, cinza, bege e marrom, sempre estarão na moda. Como nos últimos desfiles para a temporada de verão, podemos ver que o roxo está chegando com tudo. Junto com ele, muitas estampas – floral, xadrez, listra, padrões étnicos etc. Tudo pode ser incorporado na decoração”, afirma.
Para você que quer decorar o seu espaço com bom gosto, a opção é deixar as paredes e o mobiliário com cores neutras para poder usar e abusar das cores nos seus tecidos, almofadas e objetos decorativos. Além disso, você ainda pode se divertir com as estampas!
Mas se as paredes monocromáticas já não fazem mais sua cabeça, uma alternativa é recorrer aos papéis de parede. Sim, eles estão de volta – e com tudo! Caso você enjoe, é só tirar e trocar por um diferente, na maior tranqüilidade.
Inspire-se!
Buscar inspiração é fundamental para compor o ambiente. “Olhe revistas, livros, filmes, preste atenção na moda”, sugere. E ouse, pois para decorar, não é preciso seguir um padrão. Misturar um mobiliário moderno, com design contemporâneo, a um item antigo (especialmente aqueles de valor afetivo) dá um resultado muito charmoso.
Só é preciso tomar algumas precauções. Quando você tem um sofá, por exemplo, que ache lindo e queira dar destaque, tome bastante cuidado para não poluir visualmente a área que o cerca. Se o sofá já for colorido e estampado, tente deixá-lo próximo aos itens que chamem menos atenção e sempre por perto de um ponto de iluminação. A luz é um grande truque para direcionar os olhos de quem visita um lugar.
Dicas
Quer algumas idéias por quem entende do assunto? A arquiteta Rosilene Fontes dá a dica:
– Cores neutras na parede e mobiliário + tapete neutro + tapete colorido = um ambiente moderno e despojado
– Se você tiver uma poltrona moderna, coloque um tecido estampado em cima para destacá-la
– Uma mesa antiga, por exemplo, laqueada de preto é um item muito interessante. Ela fica ainda melhor se você juntá-la com cadeiras modernas, formando um conjunto ousado
– Vidro, madeira e aço fazem uma combinação interessante. Ouse!
– Tecidos com fios de seda rústica é chique, mas sem ostentar.
“Tudo é uma questão de estilo. Uma pessoa com estilo, cultura, pode ousar, abusar nas cores e não chocar, assim como uma pessoa que se veste com estilo. Mas se não tiver estilo, é melhor usar bom senso”, finaliza a arquiteta.
Leia também:
Cuide da sua casa – Transforme o seu lar: conheça a medicina do habitat
Morar sozinha – Saiba tudo que você precisa para viver essa nova experiência
Mãos à obra – Confira dicas importantes na hora de começar reformas em casa
Convite: Confira a Cartilha da Mãe Rosa e participe!