Mistura de água sanitária e sabão: por que não usar os dois juntos na hora da faxina?

Produtos se anulam e essa combinação só gera desperdício, além de poder ser tóxica

A água sanitária é uma das queridinhas da faxina nas casas brasileiras. No entanto, muitas pessoas usam esse produto errado e acabam ou correndo risco de uma intoxicação ou usando ele em vão.

A mistura de água sanitária com sabão, por exemplo, é um combo muito comum para lavar os banheiros, mas não serve de nada. Entenda abaixo o motivo.

Por que não se deve usar a mistura de água sanitária com sabão?

(Crédito: freepik/freepik)

Você já deve saber que, embora pareça mais potente, o uso da água sanitária pura não serve como desinfetante. Além disso, o que não faltam são alertas da mistura desse produto com vinagre, bicarbonato e outros elementos ainda mais fortes.

No entanto, muita gente acha que a mistura com sabão é inofensiva. E, de fato, é, inclusive para a sujeira.

Isso acontece pois água sanitária e sabão se anulam. O hipoclorito de sódio, componente da água sanitária quebra moléculas orgânicas, algo que faz parte do sabão. Sendo assim, ao invés de combater as moléculas de sujeira, a “cândida” irá combater o próprio sabão, como explica o @almanaquesos. Além disso, essa mistura pode gerar gás cloro que é tóxico em grandes quantidades.

A sugestão, então, é primeiro lavar os ambientes com água e sabão e, depois, passar água sanitária diluída para desinfetar.

Dicas de limpeza