Cinco verdades sobre seus pais

por | ago 29, 2011 | Casa

Verdade 1: Seus pais são pessoas normais. Claro, isso parece óbvio, até bobo mesmo. Mas reflita: seus pais fizeram cocô nas calças quando bebês, tentaram enfiar uma uva dentro do nariz, apertaram o bumbum da professora chata na 4ª série, vomitaram após beberem muita vodka com suco de frutas na festa da escola, tiveram relações sexuais dentro de um carro, colaram na prova de física e química, tomaram muito café para darem conta de toda a matéria do vestibular, se arrependeram de trasar com alguém, falaram besteira em uma entrevista de emprego e levaram fora de uma namorada, ou namorado. Tá vendo? Você não precisa amar tudo o que seus pais fizeram, mas deve respeitá-los como seres humanos.

Verdade 2: seus pais são apenas seus pais e não super-herois. Nas fantasias da infância os pais estão sempre dispostos a acabar com qualquer medo ou dor, além de saberem solucionar qualquer cálculo de geometria, falarem mandarim, lutarem Tae Kwon Do e serem mestres da meditação. No fundo tudo o que você queria é que eles vivessem para suas reivindicações. Vamos encarar a real: esses pais não existem. Os pais de verdade são capazes de darem conselhos errados, em algumas vezes, e possuem talentos limitados em determinadas áreas. Das duas uma: ou você pode passar a vida reclamando ou então você pode aceitar que você não é o único a não ter os pais da sua imaginação e conversar com eles, se aproximar e fazer as pazes com o fato de que eles podem não ser os melhores, mas são os seus pais.

Verdade 3: converse com seus pais como se eles fossem pessoas que você acabou de conhecer. Nem sempre nós tratamos os nossos pais como as outras pessoas. Estamos sempre reclamando deles pelas costas. Que tal um pouco mais de generosidade e paciência? Não custa nada deixar que eles relembrem do dia do seu nascimento como você faria com qualquer senhora que sentasse ao seu lado no ônibus. Com certeza seus pais têm muito a lhe ensinar, em qualquer idade em que você se encontre.

Verdade 4: Não importa qual maluquice seu pai tenha te ensinado na infância, você vai sempre levar isso para a vida adulta. Quem nunca ouviu que é proibido mistura leite com manga? Bem, você nem nunca tentou fazer isso porquê a combinação parece bem estranha, mas a verdade é que você sempre se manteve distante só porque seus pais te disseram isso. Pais são donos de uma repertório de maluquices enormes e o fato é que mesmo que você tenha 30 anos, vai ser bem difícil passar embaixo de uma escada depois de ouvir tantas vezes sua mãe dizendo que dá azar.

Verdade 5: Às vezes você nem quer acreditar, mas seus pais te amam. Nem adianta ficar fazendo cara feia e querendo culpar seus pais pelo seu futuro, presente e passado. Todo mundo sabe que chega um momento, que pode ser lá pela adolescência, que cada um é responsável pelos seus atos. Se você não conseguiu terminar a faculdade ou está em um emprego chato, é você quem tem que correr atrás dos seus objetivos. Nada de ficar dizendo “mas a minha mãe”, “mas o meu pai”, até porque na hora do aperto é sempre a eles que recorremos. E sendo você filho de sucesso ou a ovelha negra da família, seus te amam do mesmo jeito.