Os laminados tornaram-se uma das opções mais procuradas de revestimentos para casas. A praticidade, beleza e fácil aplicação são as principais qualidades desse material moderno e versátil. Segundo Claudia Hypolito, arquiteta e parceira da Pertech, empresa especializada em pisos laminados, a limpeza é fácil, necessitando apenas de um pano seco ou úmido para eliminar o pó. Na hora de escolher um laminado para a sua casa, é preciso ter bastante cuidado e levar em conta alguns fatores que podem fazer toda a diferença no final da reforma.
Existem dois tipos de pisos laminados: os laminados de madeira e os laminados de alto tráfego. Cada um deles possui características distintas, que os tornam boas, ou más opções para certos ambientes da casa.
Veja também:
Como evitar que o tapete escorregue
Dicas para decorar a sala de TV
Como aproveitar espaços pequenos
Tipos de piso laminado
O laminado de madeira é feito com lâminas finíssimas de madeira natural. A beleza desse modelo é bastante superior, mas a resistência deixa a desejar. O uso do laminado de madeira não é indicado para cômodos com muitos móveis, ou que tenham alto tráfego de pessoas. Apesar de envernizada, a madeira continua extremamente delicada e suscetível a danos, como riscos e lascas. Esse tipo de piso fica muito bonito em salas de estar, pois é muito similar às tábuas de madeira maciça.
O laminado de alto tráfego é feito a partir de pequenos pedaços de madeira prensados, selados com uma folha de papel decorativo. Sua altíssima resistência permite que seja usado em qualquer ambiente. Ele não risca, não lasca, não mancha, é muito fácil de limpar e pode durar anos. Outro ponto forte é a grande variedade de estilos disponíveis, já que é feito em lâmina de papel. São muitas cores e padrões, que imitam os mais diversos tipos de madeira.
Dicas para escolher
Na hora de escolher, não se atente somente ao preço do piso laminado. Procure qualidade e durabilidade. Antes de colocar a mão no bolso, consulte um profissional que entenda sobre o assunto e possa ajudar a resolver a compra. Assim que receber o piso, certifique-se de que as tábuas estão em boas condições, sem riscos, manchas e irregularidades.
Como instalar
Coloque no orçamento da reforma o preço do contrapiso, necessário para a colocação do laminado, e eventuais gastos com pedreiro. Se o piso da sua casa estiver irregular, será preciso nivelá-lo com concreto, para evitar que as tábuas fiquem tortas.
Outra maneira de usar pisos laminados é colocá-los nas paredes como revestimento. “Com padrões que imitam desde madeira até cimento queimado, o produto pode ser utilizado nas paredes de diferentes ambientes como dormitórios, varandas, salas, lavabos e cozinhas gourmet, substituindo papéis de parede, cabeceiras de cama ou então painéis de madeira”, explica Claudia Hypolito.