Como entender desenhos da etiqueta e acertar na lavagem das roupas

Saiba identificar cada símbolo para garantir que as roupas durem por muito mais tempo

Embora pouco conhecidos, os desenhos da etiqueta da roupa têm um verdadeiro manual de lavagem de cada peça. Por isso, saber lê-los garante não só uma limpeza mais eficiente como também permite que você cuide das suas roupas para que elas durem mais.

Veja abaixo o que significa cada um deles e nunca mais perca uma peça após lavar da maneira errada.

O que significam os desenhos da etiqueta das roupas?

Desenhos da etiqueta. (Crédito: macrovector/freepik)

Símbolos de lavagem

Tais símbolos apresentam uma espécie de balde cheio de água. Quando o balde aparece sozinho, significa que a peça pode ser lavada à mão ou na máquina. No entanto, peças que devem ser lavadas apenas à mão contam com o desenho de uma mão dentro do balde.

Em algumas peças a temperatura máxima da água é escrita dentro desse símbolo. Além disso, o modo de lavagem é definido com uma ou duas linhas abaixo do balde, significando lavagem suave ou muito delicada, respectivamente. Caso haja um X sobre o balde, você não deve lavar a peça.

Você pode ainda encontrar uma imagem sobre como finalizar a lavagem. Um tecido torcido significa, por exemplo, que você pode torcer a peça para retirar o excesso de água. Já um X sobre essa imagem sugere que a peça não passe por esse processo.

Símbolos de secagem

Um quadrado é usado para indicar o tipo de secagem da peça. Quando há um círculo dentro, por exemplo, você pode levar a peça à secadora. Pontos dentro desse círculo indicam a temperatura, sendo um para mínima e três para máxima. Caso haja um X sobre o símbolo de quadrado com círculo dentro, você nunca deve secar à peça na máquina.

Se o quadrado contar com um meio círculo na parte de cima, você deve estender a peça no varal. Já uma linha horizontal dentro do quadrado significa secagem na horizontal para não deformar a peça. Duas linhas diagonais no canto superior do quadrado, contudo, significam secagem à sombra. Já três linhas verticais indicam que a peça deve secar gotejando.

É importante ressaltar, contudo, que mais de um tipo de linha pode aparecer dentro do quadrado indicando a maneira correta da secagem. Por exemplo, para secagem no varal à sombra, o quadrado contará com as duas linhas diagonais no canto superior e um meio círculo.

Símbolos de limpeza

Um círculo sem estar dentro de outra forma indica a maneira como a peça deve ser limpa. Caso ele apareça sozinho, por exemplo, você deve lavar a peça a seco. Já as letras A, P e F, significam, respectivamente, usar solvente, percloroetileno e hidrocarboneto na limpeza.

Assim como os outros símbolos, o círculo pode ganhar um X sobre ele para indicar não fazer limpeza a seco e uma ou duas linhas abaixo para indicar o modo de lavagem. Nos casos de lavagem a seco, uma sugestão é levar a peça para uma lavanderia.

Símbolos de uso de alvejante

Um triângulo te ajuda a entender se a peça pode ou não ter contato com alvejantes. Quando ele aparece sem nenhum símbolo dentro, por exemplo, você pode fazer o uso de tais produtos. Um X, contudo, indica evitar o alvejante. Já duas linhas diagonais dentro do triângulo indicam o uso de alvejante sem cloro.

Símbolos para passar roupa

Talvez um dos desenhos da etiqueta mais fáceis de identificar, o ferro de passar indica a forma como a roupa deve ser passada. Se ele aparecer sozinho, significa que você pode usar o ferro sem problemas, já um X sugere que a roupa não tenha contato com o ferro.

Um, dois ou três pontos dentro do desenho indicam a temperatura de mínima a máxima, por exemplo. Além disso, linhas diagonais saindo da parte inferior do ferro indicam o uso de vapor e um X sobre esse desenho sugere que você não use vapor.

Dicas para lavar roupa