Saber como cuidar dos materiais para artesanato é fundamental para depois reutilizarmos na próxima produção. Por isso acompanhe a seguir como limpar os pincéis com tinta que usamos para preencher alguns objetos e telas.
Leia também:
Riscos para pintura em tecido
Técnicas para pinturas em tela
Como pintar madeiras para artesanato
Além da tinta, vamos ensinar a retirar o verniz ou a cola que muitas vezes deixa esses objetos duros, fazendo com que eles percam a sua função e durabilidade.
Dicas para lavar pincéis com tinta e verniz
Os cuidados para limpar os pincéis de artesanato devem começar logo após o término da produção do objeto. Assim a tinta ainda vai estar molhada e com isso conseguimos retirar com mais facilidade.
Portanto, pegue um pano velho antes e tire todo o excesso da tinta. A seguir pegue o pincel e mergulhe em um potinho com removedor próprio para isso que pode ser encontrado em lojas de artesanato ou de pintura.
Para o verniz o ideal é nunca deixar secar, pois ele ficará extremamente duro e precisará lavar mais vezes. Então pegue o pincel e deixe de molho por cerca de alguns minutos, adicione um produto específico como um diluente para retirar todo o produto.
Depois de lavar enxugue com toalhas ou lenços de papel para retirar todo o excesso da água. Repita todo esse processo quando fazer artesanatos com cola, tinta, verniz ou outros tipos de materiais semelhantes.