As sapatilhas de pano tendem a ficar encardidas com o tempo de uso, ou até mesmo manchadas, dependendo dos locais onde são usadas. Porém, esses calçados não podem ser lavados normalmente, seja à mão ou na máquina, pois o contato com a água provoca manchas.
Leia também:
Como limpar sapatilha: truques para sapatos bonitos por mais tempo
Como limpar sapato de camurça
Como limpar rasteirinha com 3 truques caseiros que vão renovar seu sapato
Além disso, lavar sapatos na máquina danifica o material e dissolve a cola usada na sola, reduzindo muito a vida útil do seu calçado. Por isso, não é recomendado em nenhum caso.
Para limpar sapatilhas de tecido, tente o método a seguir, ensinado pela especialista em produtos têxteis Leimomi Oakes, do blog The Dreamstress.
Lavar sapatilhas
Materiais
- Água morna
- Escova de dente de cerdas macias
- Recipiente
- Sabão líquido suave
- Folhas de papel-toalha
Como limpar

Encha o recipiente com água morna. Mergulhe a escova de dente no sabão líquido e, em seguida, no pote com água. Misture até dissolver bem e observar a formação de espuma.
Retire o excesso de água da escova e comece a esfregar bem suavemente sobre as partes manchadas da sapatilha. É importante umedecer o tecido o mínimo possível durante o processo.
Siga mergulhando a escova na mistura, sacudindo para tirar o excesso de água e esfregando a sapatilha.
Em seguida, lave a escova em água corrente e substitua a água com detergente no recipiente por água pura. Mergulhe a escova, dê batidinhas para reduzir a umidade e passe na sapatilha para retirar o detergente que ficou impregnado no tecido. Para isso, faça movimentos um pouco mais bruscos, de trás para frente, de modo a “espirrar” a espuma para fora.
Depois de remover a espuma, enxugue as sapatilhas com o papel-toalha. Em seguida, encha os bicos com algumas folhas para remover a umidade restante e evitar que eles deformem. Deixe as sapatilhas secarem em local arejado e seco, longe do calor e luz solar.