Mudar a decoração e reorganizar os espaços da casa requer avaliação, planejamento, e, é claro, dinheiro. Bárbara Marques Jonsson, designer de interiores da Rio Interior Design, dá dicas para não estourar o orçamento na hora da reforma.
Leia também
Transforme a casa e amplie cômodos combinando cores certas nas paredes
Acessórios de decoração completam o ambiente. Veja dicas para usar
Faça sua casa parecer ma ior com truques de decoração de arquitetos
Planejamento da obra
Segundo a designer de interiores, o primeiro passo é avaliar quais as necessidades do local a ser reformado. “É preciso fazer um levantamento dos materiais necessários para comparar os preços, isso é imprescindível”, completa. Comprar o material pesado uma única vez também gera economia tanto de dinheiro quanto de tempo.
Planejamento evita atrasos e gastos extras / Crédito: Thinkstock
Para evitar que a obra atrase, antes de fechar a compra é indicado conferir a entrega de produtos como mármore, marcenaria e utensílios domésticos. Orçamentos superficiais e falta de planejamento acabam gerando problemas comuns, como troca de eletrodomésticos ou aparelhos de gás, por exemplo. “Quando esse tipo de coisa não é prevista antes da execução da obra, às vezes é preciso quebrar o que está pronto para refazer ou adaptar alguma coisa, como tubulação e ponto elétrico”, afirma Bárbara.
De acordo com a especialista, contratar profissionais especializados garante redução de custos e de tempo da reforma da casa. “Um profissional de arquitetura e decoração costuma desenvolver projetos funcionais e sabe indicar materiais mais econômicos e sustentáveis”, ressalta ela.
Assista ao vídeo que dá dicas de decoração: