Se você vive com o orçamento apertado e não consegue juntar dinheiro para objetivos de longo prazo, como viajar, comprar um carro, etc., é necessário fazer uma reavaliação completa dos gastos e montar um planejamento financeiro para ter mais estabilidade.
Leia também:
Como economizar dinheiro mudando pequenos hábitos
Como investir dinheiro: dicas para iniciantes
Como parar de gastar dinheiro? 7 frases que detonam sua conta bancária
Segundo a psicanalista e coach Andreia Rego, fazer essa análise permite que você tenha mais noção daquilo que gasta e poupa e facilita uma organização mais eficaz das despesas. A especialista afirma que é preciso mapear os pontos fracos e fortes e compreender o que, para você, tem mais valor. Ela ensina 5 dicas para connquistar uma melhor gestão financeira:
Organize em uma planilha ou aplicativo todo o dinheiro que entra e que sai por mês.
Crie meta de médio ou longo prazo. Determine a quantia que você deseja juntar e, a partir disso, estipule o valor que precisa guardar por mês para atingi-a. Estabeleça um prazo para o começo e para o final da meta.
Avalie se os gastos com supérfluos estão em excesso e deixe apenas os que fizerem sentido. Pense, por exemplo, na frequência com que compra roupas e veja se está exagerando nas idas ao shopping.
Evite criar despesas altas no cartão de crédito e, se usá-lo, pague valor total, nunca mínimo, para não perder o controle da dívida e nem gastar dinheiro com juros.
Evite entraar no cheque especial. Com administração eficaz, não é necessário usar esse produto.