Entre as famílias que pretendem adquirir um novo bichinho de estimação, uma dúvida é bastante recorrente: qual a raça mais indicada para lares com crianças? E a resposta para esta questão não é tão simples como parece, já que, independentemente das características da sua raça, boa parte da personalidade de um cachorro é formada de acordo com a criação que ele recebe desde filhote.
Leia também:
Cão ou gato? Como decidir o pet ideal para quem mora sozinha
Como fazer gatos e crianças conviverem em harmonia
Mulheres e cães: uma relação de companheirismo e amizade
Pets para crianças
Um cão de uma raça considerada agressiva pode se tornar absolutamente dócil se for criada com muito carinho e amor, enquanto uma raça tida como dócil também pode ser tornar violenta se for educada com agressividade pelos seus donos. Dito isso, fica claro que a interação e a boa vivência entre cachorros e crianças também depende do tipo de ambiente em que esse animal irá viver. No entanto, algumas raças caninas são vistas, de um modo geral, como mais indicadas para o convívio com os pequenos, já que são mais resistentes, dóceis e pacientes que outras – o que permite que o comportamento displicente das crianças (que puxam, pisam e agarram os animais de forma descuidada com freqüência) não seja um convite à acidentes. Conheça-as:
- Labrador Retriever
Muito dócil e carinhoso, esse cão de grande porte pode ser um amigo fiel para as crianças; sendo extremamente paciente com os comportamentos mais ousados dos pequenos e, ainda, brincalhão – mostrando o por que de ser uma das raças mais queridas nos trabalhos que envolvem terapias por meio do auxílio de animais.
- Golden Retriever
Calmo, simpático e inteligente, o Golden Retriever também é uma boa opção para quem tem crianças em casa, contando com boa parte das características e do temperamento do Labrador (embora não haja ‘parentesco’ entre as raças).
- Collie de Pelo Longo
Mais conhecida pelo personagem Lassie, o Collie de Pelo Longo é um cão sensível, amigável e gentil e muito brincalhão no contato com as crianças. Facilmente adestrado, pode ser um tanto barulhento se não receber treinamentos – no entanto, no convívio com os pequenos, dificilmente haverá problemas.
- Beagle
Embora possa ser um cachorro bastante teimoso se não receber o adestramento adequado, o Beagle é inteligente e bastante carinhoso; podendo passar horas brincando com crianças e se divertindo em espaços abertos – mas vale ressaltar que o adestramento é fundamental, já que os cães desta raça ele podem se assemelhar à verdadeiros furacões do lar quando não são treinados.
Acesse o link e saiba tudo sobre a personalidade dos cães no Guia de Raças.
Matéria validada pela Dra. Raquel Madi (CRMV – SP 20.567), Médica Veterinária formada pela Universidade Estadual de Londrina – PR e responsável pelo setor de Radiologia, Ultrassonografia e Ressonância Magnética em Hospital Veterinário de São Paulo. Dra. Madi é integrante da equipe de veterinários do portal CachorroGato .