Dicas para pintura em vidro

Quando começamos a pintar vidro para artesanato, muitas dúvidas vão surgindo. Por que a pintura não fica? Quais são os preparativos que devemos ter antes de começar a pintar? Abaixo, separamos algumas dicas para pintura em vidro, que irão aperfeiçoar o seu artesanato e melhorar as suas técnicas de pintura.

Faça também
Como customizar potes de tinta
Artesanato com garrafas de vidro
Vaso de flor reciclado com garrafa de vidro

Como preparar o vidro para a pintura

Primeiro, certifique-se de que o vidro está completamente seco, livre de qualquer sujeira ou gordura. Antes de pintar o vidro, lave-o com água morna e bastante sabão e deixe secar completamente.

É importante usar luvas descartáveis na hora de manusear o vidro, para evitar que ele fique engordurado novamente por causa do óleo natural que as mãos soltam.

Dicas para pintar vidro

É mais difícil ver como está ficando a pintura por o vidro ser transparente. Uma dica é colocar um pano ou papel branco dentro do recipiente, assim o vidro ficará com a sua superfície branca e será mais fácil de visualizar o artesanato que está sendo feito. 

Outro problema que surge na pintura em vidro é a dificuldade de fixação da tinta pela transparência do recipiente. São necessários várias camadas até atingir a cor ideal. Entre uma passada de tinta e outra, é importante ter um intervalo de 60 minutos para secagem, assim, quando a próxima camada for feita, não ficará borrado e nem com textura grossa.

Certifique-se de que a tinta seja de boa qualidade e agite bem antes de usar, isso irá facilitar a fixação da cor no vidro. Evite misturar as cores das tintas, elas ficam mais ralas e é mais difícil do vidro aderir à cor.

Para manter a pintura do vidro

Na hora de lavar o vidro pintado à mão, passe água e sabão normalmente, mas não esfregue. Isso pode danificar a pintura. A secagem também deve ser feita com cuidado, esfregar o pano de prato contra o vidro fará com que a tinta descasque.